O AÇAÍ COMO ELEMENTO DE ESTUDO DO LUGAR:
uma experiência educativa no Igarapé da Fortaleza (Amapá)
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.996Resumo
O lugar de vivência enquanto uma ideia que funda e unifica a pesquisa, a reflexão crítica (e sensível) e uma prática educativa no campo do Ensino de Geografia. O lugar é também um elemento de análise que revela o espaço geográfico (natural, social) em sua complexidade de relações e dinâmicas, de nuances da vida e de geograficidades múltiplas e complexas. Como ponto de partida para este estudo, elegeu-se o Açaí, fruto de grande significado cultural e econômico, presente na alimentação e no cotidiano da cultura ribeirinha da Amazônia, como elemento que estabelece relações de conhecimento e significação. É neste contexto que se deu um um projeto de ensino-aprendizagem na comunidade e Escola Estadual do Igarapé da Fortaleza, localizada no município de Santana - Amapá, durante o ano de 2015. Este “movimento” permitiu aos envolvidos o reconhecimento de saberes locais e tradicionais, de uma rede de sujeitos e identidades fluída e dinâmica como “as águas”, de valores e sentidos de pertencimento à natureza, além de permitir a visualização e valorização do lugar-escola em um contexto global, a partir da produção e circulação de conhecimentos por estes alunos/ habitantes deste espaço.
PALAVRAS-CHAVE
Lugar, Ensino de Geografia, Açaí, Geograficidade.
EL AÇAÍ COMO ELEMENTO DE ESTUDIO DEL LUGAR:
una experiencia educativa en ‘Igarapé da Fortaleza’ (Amapá)
RESUMEN
En este artículo el lugar es comprendido como una idea fundacional (desde una perspectiva fenomenológica) que unifica la investigación, la práctica educativa y la reflexión crítica y sensible. También se considera como un elemento de análisis y de estudio que integra el espacio geográfico (natural, social) en su complejidad de relaciones y dinámicas, de matices de la vida y de geograficidades múltiples y complejas. Como punto de partida para este estudio, se eligió el Açai, fruto de gran significado cultural y económico, presente en la alimentación y en la rutina de la cultura ribereña de Amazonia, como elemento que establece relaciones de pertenencia y construcción del lugar. Es en este contexto en que se desarrolló un conjunto de prácticas educativas en la comunidad y en la Escola Estadual do Igarapé da Fortaleza, ubicada en el municipio de Santana, provincia de Amapá - Brazil, durante el año 2015. Este “movimiento” permitió a todos los implicados el reencuentro y el reconocimiento de saberes locales y tradicionales, de una red de identidades, de los valores y sentidos de pertenencia a la naturaleza, además de permitir visualizar y valorar el lugar-escuela en un contexto global, como pujanza para la convergencia y producción de conocimientos.
PALABRAS CLAVE
Lugar, Enseñanza de Geografía, Açai, Geograficidad.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).