Globalização e indústria cultural no meu cotidiano

o relato de uma prática educativa para o 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1240

Palavras-chave:

Globalização, Propaganda, Redes Sociais, Fluxos, Pensamento Espacial

Resumo

A prática educativa apresentada neste texto teve como objetivo desenvolver a construção de conceitos e do pensamento espacial inerentes à temática da globalização numa perspectiva geográfica. Buscamos construir, a partir de conhecimentos prévios e da experiência tecnológica dos estudantes com as redes sociais, os conceitos de empresa transnacional, propaganda, indústria cultural, consumo de massa, redes geográficas e, finalmente, globalização. Metodologicamente, os estudantes foram mobilizados a construir um mapeamento, por meio dos modos de raciocínio e ferramentas de representação do pensamento espacial (Jo e Bednarz, 2009), das redes de consumo e propaganda atuantes em suas redes sociais, registrando em seguida, suas descobertas e as características de sua produção cartográfica individual, que foi capaz de mobilizar a construção de conceitos geográficos.

Palavras-chave

Globalização, Propaganda, Redes Sociais, Fluxos, Pensamento Espacial

 

Globalization and cultural industry in my daily life: the account of an educational practice for the 9th grade of Elementary School

Abstract

The educational practice presented in this paper aimed to develop the construction of concepts and spatial thinking inherent to the theme of globalization from a geographical perspective. We tried to build, from previous knowledge and the students' technological experience with social networks, the concepts of transnational company, publicity, cultural industry, mass consumption, geographic networks and, finally, globalization. The students were mobilized to construct a mapping, through the reasoning modes and representation tools of spatial thinking (Jo and Bednarz, 2009), of the consumption and propaganda networks acting in their social networks, registering afterwards, their findings and the characteristics of their individual cartographic production, which was able to mobilize the construction of geographic concepts.

Keywords

Globalization, Publicity, Social Networks, Flows, Spatial Thinking

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Biografia do Autor

Thiago Manhães Cabral, Rede Municipal de Educação de Ilhabela

Doutor em Geografia na Unicamp. Atuou como pesquisador convidado durante estágio doutoral na CY Cergy Paris Université (França). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Atua nas área de História da Geografia Escolar, Ensino de Geografia, Formação de professores de Geografia e Políticas curriculares em Geografia. É envolvido em projetos de pesquisa e extensão com ênfase na área de Ensino da Geografia. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É membro do grupo de pesquisa APEGEO (Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia), registrado no CNPq.

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Publicado

15/05/2023

Como Citar

Cabral, T. M. (2023). Globalização e indústria cultural no meu cotidiano: o relato de uma prática educativa para o 9º ano do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1240

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