Diário de bordo no Estágio Supervisionado em Geografia
vivências e desafios na/para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1330Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Universidade-escola, Diário de bordoResumo
O presente artigo discute as contribuições do diário de bordo no Estágio Supervisionado em Geografia enquanto dispositivo de acompanhamento das atividades e espaço de reflexão para enfrentar os desafios na e para a formação docente. O texto resulta de nossas pesquisas e práticas de ensino desenvolvidas no âmbito da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV, Jacobina-BA (UNEB). O lócus da investigação foi uma turma de graduação em que ministramos o componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia III, no curso de Licenciatura em Geografia da referida instituição. O trabalho buscou responder: como o diário de bordo pode auxiliar no Estágio Supervisionado em Geografia enquanto dispositivo didático-pedagógico e avaliativo a fim de compreender as vivências no cotidiano escolar e enfrentar os desafios na/para a formação docente? A base metodológica está assentada na abordagem qualitativa em educação de caráter explicativo, tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica, observação participante e análise de conteúdo, através de estudos e interpretações dos diários de bordo virtuais elaborados pelos licenciandos do sétimo semestre de 2023.1, bem como as discussões em sala de aula. Os resultados revelam que o uso do diário de bordo no componente de Estágio Supervisionado é bastante eficaz, os registros dos trabalhos puderam ajudar a formalizar e organizar o pensamento, a aprendizagem, sistematização e a autoavaliação da prática docente desenvolvida nas regências nos espaços escolares, identificando os aspectos positivos e negativos, as dificuldades e desafios na formação e construção da identidade docente do futuro professor de Geografia.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Universidade-escola, Diário de bordo.
Logbook in the supervised internship in Geography: experiences and challenges in/for teacher training
Abstract
This article discusses the contributions of the logbook in the Supervised Internship in Geography as a device for monitoring activities and a space for reflection to face challenges in and for teacher training. The text results from our research and teaching practices developed within the scope of the State University of Bahia, Campus IV, Jacobina-BA (UNEB). The locus of the investigation was an undergraduate class in which we taught the curricular component Supervised Internship in Geography III, in the Licentiate in Geography course at that institution. The work sought to answer: how can the logbook help in the Supervised Internship in Geography as a didactic-pedagogical and evaluative device in order to understand the experiences in the school routine and face the challenges in/for teacher training? The methodological basis is based on the qualitative approach in education of an explanatory nature, using bibliographical research, participant observation and content analysis as a procedure, through studies and interpretations of the virtual logbooks prepared by the graduates of the seventh semester of 2023.1, as well as the classroom discussions. The results reveal that the use of the logbook in the Supervised Internship component is quite effective, the work records could help to formalize and organize the thinking, learning, systematization, and self-assessment of the teaching practice developed in the school spaces, identifying the positive and negative aspects, the difficulties and challenges in the formation and construction of the teaching identity of the future Geography teacher.
Keywords
Geography Teaching, Supervised internship, University-school, Logbook.
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