O saber geográfico e a construção de conhecimento a partir da realidade dos estudantes

reflexões sobre a proposta do Trabalho Colaborativo Autoral no município de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1332

Palavras-chave:

Conhecimento escolar, Currículo, Saber geográfico, Prática pedagógica

Resumo

A proposta de Trabalho Colaborativo Autoral (TCA) surgiu em 2013, na prefeitura municipal de São Paulo. Ela se fundamenta em uma prática dialógica (FREIRE, 2001) e interdisciplinar de construção de conhecimentos a partir da experiência e da realidade do estudante. O objetivo do texto é compreender a relevância do TCA, realizado nas unidades da SME-SP, como uma prática pedagógica e política séria, na produção de conhecimentos significativos, sendo relevante diante das atuais imposições curriculares das políticas neoliberais (APPLE, 2006; ARROYO, 2013). Para isso, refletiu-se sobre a relevância do saber geográfico e do método de trabalho de campo sobre essa prática.  E, por fim, compreende-se que o TCA pode ser uma prática que possibilite a construção de conhecimentos mais reflexivos, críticos e criativos sobre a realidade do estudante, além de possibilitar que ele se compreenda enquanto sujeito histórico.  

Palavras-chave

Conhecimento escolar, Currículo, Saber geográfico, Prática pedagógica.

 

Geographic knowledge and the construction of knowledge from the reality of students:reflections on the proposal of Collaborative Authorial Work in the city of São Paulo

Abstract

The proposal for Trabalho Colaborativo Autoral (TCA) emerged in 2013, at the municipal government of São Paulo. It is based on a dialogic (FREIRE, 2001) and interdisciplinary practice of building knowledge from the student's experience and reality. The objective of the text is to understand the relevance of the ACT, carried out in the SME-SP units, as a serious pedagogical and political practice, in the production of significant knowledge, being relevant in the face of the current curricular impositions of neoliberal policies (APPLE, 2006; ARROYO, 2013). For this, it reflected on the relevance of geographic knowledge and the fieldwork method on this practice. And finally, it is understood that the ACT can be a practice that enables the construction of more reflective, critical and creative knowledge about the student's reality, in addition to enabling him to understand himself as a historical subject.

Keywords

School knowledge, Curriculum, Geographic knowledge, Pedagogical practice.

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Referências

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Publicado

04/11/2023

Como Citar

Lopes, M. R. C. (2023). O saber geográfico e a construção de conhecimento a partir da realidade dos estudantes: reflexões sobre a proposta do Trabalho Colaborativo Autoral no município de São Paulo. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–19. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1332

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