Escalas geográficas e suas representações por estudantes do Ensino Fundamental II

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1377

Keywords:

Teoria das Representações Sociais, Ensino de Geografia, Psicologia Social, Mapas mentais

Abstract

Representations are socially elaborated forms of knowledge that are at the interface between the individual and the social and are constructed and reconstructed in the relationships between individuals and the world. Geographic scales give visibility to reality, being fundamental for understanding reality. In educational processes and, more specifically in the teaching of Geography, representations have great relevance and the geographic scale is defended as a significant concept/category/notion/principle for interpreting the world. Considering this, the present research aimed to understand the representations of students from Elementary School II about geographic scales. The investigation adopts a qualitative approach, using the mental map and semi-structured interviews to collect data. One hundred and one students from a school located in the city of Rio Claro (SP) participated in the research. Based on the words, expressions and images that students associated with geographic scales, the data were interpreted based on content analysis and based on the main elements of the Theory of Social Representations, such as the processes of objectification and anchoring. The results point to the contributions of this theory to understanding the representations that permeate the processes of teaching and learning Geography, the redefinition of the researched groups based on the representational criterion, the difficulties in objectifying geographic scales, the sharing of representations between students of different years and the importance of the scalar notion in the subjects’ understanding of the world.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Vitor Rossi Souza, Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro

Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp - Rio Claro (2023) e graduação (licenciatura e bacharelado) pela Unesp Rio Claro (2021). Atualmente é professor de Geografia do Ensino Fundamental II e Médio em um colégio da rede particular de Rio Claro (SP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita (GEPRALE). Tem experiência na área de Geografia e Educação, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da Geografia, livros didáticos, Representações Sociais e escalas geográficas.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro

Professora Associada (Livre-Docente) junto ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde desenvolve atividades ligadas à formação (cursos de Licenciatura), bem como ao Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). Doutora em Educação (2010) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também concluiu os cursos de Mestrado em Educação (2004) e graduação em Pedagogia (1998). Realizou o Pós-doutoramento em Psicologia na Universidade São Francisco - USF (2013) e em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - UMinho (Portugal, 2022). Tem experiência na área de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: alfabetização / leitura e escrita, cognição, desempenho e afetividade, ensino superior e representações sociais com ênfase nos processos de Ensino e Aprendizagem na sala de aula.

References

ALMEIDA, A. M. O. A pesquisa em representações sociais: proposições teórico metodológicas. In: SANTOS, M. F. S.; ALMEIDA, I. M. Diálogos com a teoria da representação social. Várzea: Editora Universitária da UFPE, 2005, p.117-160.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à Educação. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n.1, jan./jun. 2008, p.18-43. DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v1n1p18-43

ANDRADE DE FARIA, M. E.; CAVALCANTI, L. S. A escala geográfica como princípio para formação do pensamento geográfico na escola. Revista Signos Geográficos, [S. l.], v. 4, 2022. DOI: 10.5216/signos.v4.73411. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/73411. Acesso em: 17 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/signos.v4.73411

ARAGÃO, W. A. A escala geográfica e o pensamento geográfico: experiências com jovens escolares do ensino médio. 2019. 265 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9955

ARRUDA, A. Despertando do pesadelo: a interpretação. In: MOREIRA, A. S. P. [et al] (Orgs.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2005, p.229-258.

BARDIN, L. Análise de conteúdo; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, cap. 8, p.189-243. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000200016

BOMFIM, N. R.; CORREIA, S. L. C. P. Representações sociais do espaço e ensino de Geografia. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 59, p. 18–31, 2016. DOI: 10.14393/RCG175902. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29755. Acesso em: 15 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/RCG175902

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2013, 336p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: MEC, 2018, p.466.

CASTRO, I. E. O problema da escala. In: CASTRO, I. E; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: Conceitos e temas. 9 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, 352p.

CAVALCANTI, L. S. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

CRUSOÉ, N. M. C. A teoria das representações sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Aprender-Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 2, 2004, p.105-114. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3065. Acesso em: 03 jan. 2023.

FRANCO, M. L. P. B. Análise do conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2007, 80p. – (Série Pesquisa; v.6)

FARIAS, J. F. A escala geográfica e cartográfica do 6° ano no Ensino Fundamental: mapas mentais e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, Rio de Janeiro, 2016, 114 f. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/13485#preview-link. Acesso em: 17 jan. 2024.

GATTI, B A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 28, n. 1, 2012. DOI: 10.21573/vol28n12012.36066. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36066. Acesso em: 17 jan. 2024.

GILLY, M. As representações sociais no campo da Educação. In: JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p.45-66.

GIRARDI, G. Mapas alternativos e educação geográfica. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 39-51, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2759. Acesso em: 7 jul. 2023.

HAESBAERT, R. O nacional (território?) e o regional (subnacional?) como escalas geográficas de referência. In: CURY, C. E.; VIEIRA, C. E.; SIMÕES, R. H. S. (Orgs.). História da educação: global, nacional e regional. 1 ed. Vitória, ES: EDUFES, 2019, p.131-150.

JODELET, D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 679-712, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/se/v24n3/04.pdf. Acesso em: 08 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922009000300004

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.). Representações sociais; tradução Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p.17- 44.

JOVCHELOVITCH, S. Psicologia social, saber, comunidade e cultura. Psicologia & sociedade, v. 16, p. 20-31, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/TbQqQMLs9D5jQ5CRGzZQNSK/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 29 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822004000200004

JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e Representações Sociais. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). Textos em representações sociais. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, p. 63-85.

KOZEL, S. Comunicando e representando: mapas como construções socioculturais. Geograficidade, v. 3, n. Especial, p. 58-70, set. 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/12874. Acesso em: 1 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12874

MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p.289-300, mai./ago. 2004. Disponível em: Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27936. Acesso em: 17 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000200007

MELAZZO, E S.; CASTRO, C. A. A escala geográfica: noção, conceito ou teoria? Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/244. Acesso em: 17 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.244

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2016, cap. 1, p.9-28.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978, 291p.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, 404p.

PELUSO, M. L. O potencial das representações sociais para a compreensão interdisciplinar da realidade: Geografia e Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia (Natal), v. 8, n. 2, p. 321–327, mai. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/3bNKZm5yZDQ8M8pszq4SVtS/?lang=pt#. Acesso em 17 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2003000200014

PINTO, K. S. Representações sociais atribuídas ao (sub)espaço geográfico da escola. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. 117f. il.

RICHTER, D. A linguagem cartográfica no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 277–300, 2017. DOI: 10.46789/edugeo.v7i13.511.Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/511. Acesso em: 17 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.511

ROCHA, G. O. R; AMORAS, I. C. R. O ensino de geografia e a construção de representações sociais sobre a Amazônia. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 143–164, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/212. Acesso em: 1 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2006.212

SANTOS, M. Pensando o espaço do Homem. 5 ed., 3 reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, 96p.

SOUZA, J. V. R.; OSTI, A. Contribuições da pesquisa em representações sociais para ensinar e aprender Geografia. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 33, n. 66, p. e57[2023], 2023. DOI: 10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17228. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17228. Acesso em: 21 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17228

SOUZA, M. L. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

SMITH, N. Desenvolvimento desigual: Natureza, Capital e Produção de Espaço; tradução de Eduardo de Almeida Navarro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2008, 190p.

TORRES, R. B. A geografia e a psicologia: aproximações através do uso da associação livre para o estudo das representações sociais. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 34, n. 1, p.57-76, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br//bgg/article/view/37428. Acesso em: 03 jul. 2023.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim; tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.

Published

2024-08-23

How to Cite

Souza, J. V. R., & Osti, A. (2024). Escalas geográficas e suas representações por estudantes do Ensino Fundamental II. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–30. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1377