No caminho, eu decido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1386

Palavras-chave:

PIBID, Formação de professores, Ensino de Geografia, Práxis docente, Trabalho docente

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID originou-se após debates internacionais sobre a qualidade dos professores da educação básica e da política débil de formação de professores no Brasil. Esse programa garante inserção orgânica na escola, conforma um espaço/tempo estruturado na práxis docente. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar como o PIBID atinge a decisão dos bolsistas pela carreira docente, a partir das práxis universidade/escola. Para tanto, se fez uso da pesquisa bibliográfica e de pesquisa participante. Os resultados demonstram que há o reconhecimento dos bolsistas dos seus limites de formação específica, didático-pedagógica e da complexidade que envolve o trabalho docente. O programa contribui para a dissipação de concepções preliminares estereotipadas da escola e do trabalho docente, promove a eliminação do medo da escola e deixar-se ser habitado pela instituição escolar, com qualificação para o trabalho docente. Além do mais, o docente adquire autoconfiança e desenvoltura para atuação em sala de aula, enfim, são ações do PIBID que, de certo modo, sobrepesassem na decisão dos bolsistas pela docência. Muitos deles definem o programa como um “divisor de águas” na escolha pela profissão docente, apesar da miríade de problemáticas que atualmente perpassam o trabalho dos professores no Brasil.

 

On the way I decide

Abstract

PIBID is the result of international debates on the quality of teachers in basic education and the weak policy of teacher training in Brazil. This program guarantees organic insertion in the school, forming a structured space/time in the teaching praxis. In the meantime, this article aims to analyze how PIBID affects the scholarship holders’ decision for the teaching career, from the university/school praxis. To this end, bibliographical research and participant research were used. The results demonstrate that the recognition from scholarship holders of their limits of specific, didactic-pedagogical training and the complexity that involves the teaching work. The dissipation of stereotyped preliminary conceptions of school and teaching work. The elimination of the fear of school, allowing oneself to be inhabited by the school institution, with qualification for the teaching work. In addition to the acquisition of self-confidence and resourcefulness to perform in the classroom has made PIBID overweighed on the scholarship holders’ decision for teaching. Many of them define the program as a “turning point” in their choice of the teaching profession, despite the myriad of problems that currently permeate the work of teachers in Brazil.

Keywords

PIBID; Teacher training; Geography teaching; Teaching praxis; Teaching work

 

En el caminho yo decido

Resumen

EL PIBID resulta de debates internacionales sobre la calidad de los profesores de la educación básica y la frágil política de formación de profesores en Brasil. Este programa garantiza inserción orgánica en la escuela, conformando un espacio/tiempo estructurado en la praxis docente. En este ínterim, el objetivo de este artículo es analizar cómo el PIBID afecta la decisión de los becarios por la carrera docente, a partir de las prácticas universidad/escuela. Por consiguiente, se hizo uso de la investigación bibliográfica y la investigación participante. Los resultados demuestran que el reconocimiento de los becarios de sus límites de formación específica, didáctica-pedagógica, de la complejidad que incluye el trabajo docente. La disipación de concepciones preliminares estereotipadas de la escuela y del trabajo docente. La eliminación del miedo de la escuela, o dejarse ser habitado por la institución escolar, con calificación para el trabajo docente. Sumado a la adquisición de autoconfianza, de desenvoltura para actuar en el aula, hizo con el PIBID trascienda en la decisión de los becarios por la docencia. Muchos de ellos definen el programa como un "punto de inflexión" en la elección de la profesión docente, a pesar de la variedad de problemáticas que actualmente afectan el trabajo de los profesores en Brasil.

Palabras clave

PIBID; Formación de profesores; Enseñanza de Geografía; Praxis docente; Trabajo docente

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Publicado

04/06/2024

Como Citar

Silva, E. B. da. (2024). No caminho, eu decido. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–29. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1386

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