A heterogeneidade criadora juvenil e a elaboração de sua condição cidadã com o suporte das ferramentas digitais
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1409Palavras-chave:
Heterogeneidade criadora, Juventude, Ferramentas digitais, CidadaniaResumo
Esse texto, apresentado no 15º Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia (ENPEG 2022), resulta das pesquisas e análises realizadas no doutoramento do autor e aborda a heterogeneidade criadora da cidadania presente nas ações e mobilizações políticas juvenis mais recentes no Brasil, ações essas apoiadas nas modernas ferramentas digitais de informação e comunicação (TICs). Com o aporte da Teoria Histórico-Cultural e da Geografia Crítica, bem como do Materialismo Histórico-Dialético pertinente a ambos os campos teórico-metodológicos, esse trabalho está baseado nos dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas (presenciais e remotas) e estudo de caso. Seu propósito é discutir, sob a perspectiva qualitativa, as mediações e processos educacionais realizados no âmbito das seguintes mobilizações: ocupações secundaristas ocorridas no Brasil em 2015 e 2016 – “Grupo Ocupas” e nas ações juvenis organizadas pela juventude de Heliópolis, em São Paulo – “Observatório de Olho na Quebrada”, especialmente nas atividades que desenvolveram para mitigar os impactos provocados pelo isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. As abordagens e análises realizadas permitiram o reconhecimento da ampla utilização das ferramentas digitais pela juventude e a estreita relação entre o uso dessas ferramentas e os êxitos alcançados pelas ações. Todas as estratégias de ação e as futuras formas de organização das lutas, em ambos os grupos de jovens considerados, foram compartilhadas com os seus integrantes de forma muito rápida e ampla por meio de aplicativos de conversa. Além disso, os modos de organização e mobilização apresentados pelas atividades desempenhadas pela juventude estudada apontaram caminhos importantes para as futuras práticas pedagógicas, uma vez que demonstraram a necessidade de consideração das mediações realizadas fora do âmbito escolar, de modo não formal, para o processo de desenvolvimento de conceitos, não apenas o de cidadania, enfatizado neste estudo, mas, sobretudo, para o desenvolvimento do conhecimento humano e para as necessárias transformações das condições materiais existentes.
Palavras-chave
Heterogeneidade criadora; Juventude; Ferramentas digitais; Cidadania.
The creative juvenile heterogeneity and the elaboration of their citizen condition with the support of digital tools
Abstract
This text, presented at the 15th National Meeting of Teaching Practices in Geography (ENPEG 2022), results from the research and analysis carried out during the doctorate of its author and addresses the heterogeneity that creates citizenship in the most recent youth political actions and mobilizations in Brazil, and that are supported by modern digital information and communication tools (ICTs). With the contribution of Historical-Cultural Theory and Critical Geography, as well as dialectical historical materialism pertinent both theoretical-methodological fields, this work is based on data obtained through semi-structured interviews (face-to-face and remote) and case study. Its purpose is to discuss, from a qualitative perspective, the mediations and educational processes carried out in the scope of the following mobilizations: the secondary school occupations that took place in Brazil in 2015 and 2016 - Grupo Ocupas, and in the youth actions organized by the youth of Heliópolis, in São Paulo, Observatório de Olho na Quebrada, especially in the activities they developed to mitigate the impacts caused by the social isolation imposed by the Covid-19 pandemic. The approaches and analyses carried out allowed the recognition of the widespread use of digital tools by youth and the close relationship between the use of these tools and the successes achieved by the actions. All the action strategies and future forms of organizing the struggles, in both groups of young people considered, were shared with their members very quickly and widely via chat apps. In addition, the ways of organizing and mobilizing presented by the activities performed by the youth studied pointed out important paths for future pedagogical practices, since they demonstrated the need to consider mediations carried out outside the school environment, in a non-formal way, for the process of developing concepts, not only that of citizenship, emphasized in this study, but, above all, for the development of human knowledge and for the necessary transformations of existing material conditions.
Keywords
Creative heterogeneity; Youth; Digital tools; Citizenship.
La heterogeneidad creadora juvenil y la elaboración de su condición ciudadana con el soporte de las herramientas digitales
Resumen
Ese texto, presentado en el 15º Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia (Encuentro Nacional de Prácticas de Enseñanza en Geografía - ENPEG 2022), resulta de las investigaciones y análisis realizados en el doctorado de su autor y aborda la heterogeneidad creadora de la ciudadanía presente en las acciones y movilizaciones políticas juveniles más recientes en Brasil, acciones estas respaldadas en las modernas herramientas digitales de información y comunicación (TICs). Con el aporte de la Teoría Histórico-Cultural y de la Geografía Crítica, así como del Materialismo Histórico-Dialéctico pertinente a ambos campos teórico-metodológicos, este trabajo está basado en los datos obtenidos por medio de entrevistas semiestructuradas (presenciales y remotas) y estudio de caso. Su propósito es discutir, bajo la perspectiva cualitativa, las mediaciones y processos educacionales realizados en el ámbito de las siguientes movilizaciones: ocupaciones secundaristas ocurridas en Brasil en 2015 y 2016 - "Grupo Ocupas" y en las acciones juveniles organizadas por la juventud de Heliópolis, en São Paulo - "Observatorio de Olho na Quebrada", especialmente en las actividades que desarrollaron para mitigar los impactos provocados por el aislamiento social impuesto por la pandemia de Covid-19. Los abordajes y análisis realizados permitieron el reconocimiento de la amplia utilización de las herramientas digitales por la juventud y la estrecha relación entre el uso de estas herramientas y los éxitos logrados por las acciones. Todas las estrategias de acción y las futuras formas de organización de las luchas, en ambos los grupos de jóvenes considerados se compartieron con sus integrantes de forma muy rápida y amplia por medio de aplicaciones de conversación. Además de eso, los modos de organización y movilización presentados por las actividades desempeñadas por la juventud estudiada señalaron caminos importantes para las futuras prácticas pedagógicas, una vez que demostraron la necesidad de consideración de las mediaciones realizadas fuera del ámbito escolar, de modo no formal, para el proceso de desarrollo de conceptos, no solamente el de ciudadanía, enfatizado en este estudio, sino, sobre todo, para el desarrollo del conocimiento humano y para las necesarias transformaciones de las condiciones materiales existentes.
Palabras clave
Heterogeneidad creadora; Juventud; Herramientas digitales; Ciudadanía.
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