PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E REALIDADE CURRICULAR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Leônidas de Santana Marques Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Cleonice Barbosa Braga Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Ensino Noturno, Profissão Docente, Ensino de Geografia, Planejamento Pedagógico

Resumo

O presente artigo é resultado de quase dois anos de observações, coparticipações e regência ao longo de quatro componentes curriculares de Estágio Supervisionado, requisito da formação do licenciado no curso de Geografia. Assim, pretendeu-se analisar como o planejamento pedagógico docente se relaciona com a dinâmica cotidiana do ensino público noturno considerando as constantes interrupções do calendário letivo. Estas reflexões foram construídas a partir dos vários momentos de participação no ambiente escolar na condição de estagiário, principalmente a partir das experiências de regência. Toda a pesquisa foi construída conforme os pressupostos da pesquisa-ação. Neste sentido, vale reforçar a necessidade de pensarmos o planejamento (e suas problemáticas) nos mais diversos campos disciplinares do conhecimento escolar e os devidos rebatimentos na formação humana dos discentes envolvidos.

Palavras-chave

Ensino Noturno, Profissão Docente, Ensino de Geografia, Planejamento Pedagógico.

 

PLANEAMIENTO PEDAGÓGICO Y REALIDAD CURRICULAR EN PERÍODOS OBLIGATORIOS EN GEOGRAFÍA

Resumen

Este artículo es el resultado de casi dos años de observaciones, coparticipaciones y enseñanza llevadas a cabo en cuatro componentes curriculares de períodos obligatorios, requisitos de formación del licenciado en el curso de Geografía. Por lo tanto, tratamos de examinar cómo el planeamiento pedagógico se refiere a la dinámica cotidiana de la educación pública en la noche teniendo en cuenta las constantes interrupciones del calendario escolar. Estas reflexiones se construyen a partir de los distintos momentos de la participación en el ámbito escolar, principalmente en la experiencia de la enseñanza. Toda la investigación fue construida de acuerdo con las hipótesis de la investigación-acción. En este sentido conviene reforzar la necesidad de pensar en el planeamiento (y sus cuestiones) en diversas disciplinas del conocimiento escolar y las repercusiones correspondientes en la formación humana de los estudiantes.

Palabras clave

Enseñanza Nocturna, Profesión Docente, Enseñanza de Geografía, Planeamiento Pedagógico.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leônidas de Santana Marques, Universidade Federal de Alagoas

Professor Assitente do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas. Cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia, na área de Metodologia do Ensino de Geografia.

Maria Cleonice Barbosa Braga, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Licenciada em Geografia (UFAC), Mestre em Geografia (UFS) e Doutora em Educação (UFSCar).Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Licenciada em Geografia (UFAC), Mestre em Geografia (UFS) e Doutora em Educação (UFSCar).

Downloads

Publicado

30/09/2014

Como Citar

Marques, L. de S., & Braga, M. C. B. (2014). PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E REALIDADE CURRICULAR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 4(7), 70–84. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/147

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.