DA PAISAGEM DO LUGAR AO ESTUDO DO ESPAÇO URBANO: uma proposta de leitura da cidade

Autores

  • Silvana Alves Silva Rede Estadual de Educação de Goiás

Palavras-chave:

partilha, conhecimento científico, paisagem, urbanização

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compartilhar uma prática pedagógica bem sucedida. Tendo como estratégia de ensino a participação efetiva dos estudantes para a construção do conhecimento. Incentivando a partilha de imagens e experiências do lugar vivido dos estudantes, para suscitar a discussão do universo urbano, levando em consideração as características peculiares de cada cidade, portanto da construção de diferentes territórios e territorialiedades. Reconhecendo a importância do uso das categorias de análise da geografia, a fim de tornar inteligíveis as possíveis leituras do mundo urbano em sala de aula, partiremos da categoria paisagem para provocar, num primeiro momento, uma partilha bastante descontraída do lugar vivido, com a finalidade de tratar do fenômeno da urbanização e construir um diálogo esclarecedor entre as imagens e o conhecimento edificado sobre o “comportamento urbano”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Silva, S. A. (2011). DA PAISAGEM DO LUGAR AO ESTUDO DO ESPAÇO URBANO: uma proposta de leitura da cidade. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(1), 149–153. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/24

Edição

Seção

Práticas Educativas

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.