COMPREENSÕES SOBRE A DOCÊNCIA EM PRÁTICAS DE ESTÁGIO CURRICULAR DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Estágio Curricular. Licenciatura em Geografia. Formação inicial de professores.Resumo
Análises realizadas a partir do campo do estágio curricular nos permitem expor algumas reflexões de alunos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG, sobre seu desenvolvimento profissional. As compreensões dos alunos, aqui apresentadas, foram registradas em relatórios da disciplina de Estágio Curricular (2014, 2015 e 2016), que são utilizados como meio de auto-avaliação dos percursos formativos em períodos de estágio. A estrutura do relatório foi esboçada a partir do modelo de Raciocínio e Ação Pedagógicos organizado por Shulman (2005), que busca revelar os processos de aprendizagem e de ensino desenvolvidos por professores. As análises apresentadas resultam das reflexões individuais de alunos dos terceiros anos do curso de licenciatura em Geografia (presencial).
Palavras-chave
Estágio curricular, Licenciatura em Geografia, Formação inicial de professores.
UNDERSTANDINGS ABOUT TEACHING IN GEOGRAPHY CURRICULAR PRACTICAL TRAINING
Abstract
Studies carried out within curricular practical training allow us to present some reflections about the professional development of undergraduate students from the teaching degree in Geography at the State University of Ponta Grossa (UEPG) . The undergraduate students´ understandings presented in this article were recorded in the practical training reports in 2014, 2015 and 2016; these reports are used as a self-assessment formative tool during students´ practical training. The report structure was based on the Pedagogical Thinking and Action model organized by Shulman (2005) that aims to reveal the learning and teaching processes developed by teachers. The analysis derive from individual undergraduate students´ reflections at the third year of the face-to-face teaching degree in Geography.
Keywords
Curricular practical training, Teaching degree in Geography, Initial teacher education.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).