“UM PASSEIO DE BALÃO”:
o estudo do espaço geográfico a partir da escrita de cartas
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.678Palavras-chave:
Geografia, Ensino de Geografia, Espaço Geográfico, Representações, Educação BásicaResumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de doutorado em Geografia desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que objetivou entender como crianças e adolescentes compreendem espaços que eles não vivenciam. Neste escrito, apresenta-se uma prática pedagógica referente à escrita de uma correspondência, em que o estudante necessita se deslocar mentalmente para se imaginar vivendo o cotidiano de uma determinada realidade apontada pelo professor. A atividade foi desenvolvida com um grupo de alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil, na qual demonstraram, em suas representações, alguns países situados em diferentes continentes do planeta Terra.
Palavras-chave
Geografia, Ensino de Geografia, Espaço geográfico, Representações, Educação Básica
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