Digital content curation, geotechnologies, and critical thinking in geography teaching and learning processes

Authors

  • Geraldo Henrique Romualdo de Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FIlho
  • Letícia de Paula e Silva Andrade Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-4007-5678
  • Rodrigo da Silva Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Iara Vieira Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1399

Keywords:

Digital content curation; Geotechnologies, Critical thinking

Abstract

The aim of this text is to present a theoretical essay on digital content curation in the educational sphere, demonstrating how this practice can be employed to foster skills such as the selection and evaluation of information and educational resources available on the internet. This way, we seek to examine this practice in the context of critical thinking development. The first section begins with an explanation of the curation concept, its classifications, typologies, and applications in the school context, with the objective of making teaching and learning processes more active and autonomous. In the second section, the relationship between media and education is discussed, pointing to the necessity of critical reflection on the use of technologies in classrooms. The third section, a didactic sequence of digital curation with geotechnologies is presented for a Geography teaching case, involving the theme "World integration and globalization". Our intention is to stimulate reflection on the crucial role of Geography teachers in promoting a critical understanding in the face of the vast volume of information and accessible devices on digital networks.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Geraldo Henrique Romualdo de Miranda , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FIlho

Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (2012-2016). Bacharelando e Licenciando em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (2017-2019). Especialista em Gestão e Orientação Escolar pela Escola de Educação da Faculdade Educacional da Lapa (2019-2020). Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2017-2018). Concentração de Pesquisas em: Direitos Humanos e Justiça de Transição; Educação para os Direitos Humanos; Teorias do Currículo e Política Global da Educação; Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Cidades e Mudanças Climáticas; Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas Transfronteiriças.

Letícia de Paula e Silva Andrade , Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Geografia, na modalidade de licenciatura, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2019). Mestra em Geografia pela mesma instituição (2022), na linha de Educação Geográfica e Representações Sociais. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFU), na linha de Saberes e Práticas Educativas. Tem interesse pelas áreas de Ensino de Geografia; Geografia na Educação de Jovens e Adultos; Educação Antirracista e Anticolonial; Pedagogia Freireana.

Rodrigo da Silva Menezes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Tiradentes (2009), Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2010), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Desenvolveu trabalhos na Área de Geoprocessamento e Gestão Ambiental como Assessor Técnico da Secretaria de Planejamento de Estado de Sergipe (2008 - 2014). Foi Professor Substituto dos cursos de Humanidades e Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2015 - 2016). Foi professor de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) e Médio da Rede Estadual e da Rede Particular de Ensino no Estado de Seergipe (2017 - 2021). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Observatório do Ensino de História e Geografia: formação permanente de professores e pesquisadores em ambiente digital" - FACED / UFU e "Formação de Professores e tecnologias da Informação e Comunicação" - FOPTIC / UFS.

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Iara Vieira Guimarães é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante da linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, no qual orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015). É Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992). Coordenadora adjunta do projeto de criação da plataforma digital Observatório do Ensino de História e Geografia (https://observatoriogeohistoria.net.br). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e História (GEPEGH) certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq). Editora do periódico científico Ensino em Revista. Membro do corpo editorial dos periódicos científicos: Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales (Espanha), Obuchenie Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Ensino em Re-vista, Olhares & Trilhas. Coordenadora do Laboratório Pedagógico (LAPED) da FACED/UFU. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Pedagogia/UFU. Integrou o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU (2017-2019). Coordenou a Linha de Saberes e Práticas Educativas (2017-2019). Membro da Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS), Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (Andipe). Membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiências na educação básica e no ensino superior e desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem de Geografia, metodologias e práticas pedagógicas e formação de professores. Temas de estudo: ensino de geografia, educação ambiental, mídias e tecnologias nos processos educativos. E-mail: iaravg@ufu.br

References

BASSANI, P.; MAGNUS, E. Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem. RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning, v. 3, n. 1, p. 78-99, mar./abr. 2020.

BRASIL. Pacto nacional para alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), Brasília/DF, 2012.

CALIXTO, D.; LUZ-CARVALHO, T. G.; CITELLI, A. David Buckingham: a Educação Midiática não deve apenas lidar com o mundo digital, mas sim exigir algo diferente. Comunicação & Educação, v. 25, n. 2, p. 127-137, 2020.

CHAGAS, A. M. A curadoria de conteúdos digitais na prática docente e formação de publicitários no curso de comunicação social da Universidade Tiradentes. 2018. 339p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Tiradentes, Aracaju, Sergipe, 2018.

CORREIA, A. As múltiplas facetas da curadoria de conteúdos digitais. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 3, p. 14-32, 2018.

DESCHAINE, M. E.; SHARMA, S. A. The Five Cs of Digital Curation: Supporting Twenty-First-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, Parkville, Missouri, USA, vol. 10, p. 19-24, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Professora sim, tia não. São Paulo: Olho d’água, 1997.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL et al. Learning to think spatially: GIS as a support system in the K-12 curriculum. Library of Congress: Washington, 2006.

NERY, A. et al. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. Ensino Fundamental de Nove Anos, p. 109, 2007.

SAAD, E.; BERTOCCHI, D. O Algoritmo Curador: O papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação. IN: SAAD, Elizabeth Nicolau (org.). Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2012.

STRECK, D.; REDIN, E.; & ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.

Published

2025-02-22

How to Cite

Miranda , G. H. R. de, Andrade , L. de P. e S., Menezes, R. da S., & Guimarães, I. V. (2025). Digital content curation, geotechnologies, and critical thinking in geography teaching and learning processes. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–29. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1399

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.