Curaduría de contenidos digitales, geotecnologías y pensamiento crítico en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la geografía

Autores/as

  • Geraldo Henrique Romualdo de Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FIlho
  • Letícia de Paula e Silva Andrade Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-4007-5678
  • Rodrigo da Silva Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Iara Vieira Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1399

Palabras clave:

Curación de contenidos digitales; Geotecnologías, Pensamiento crítico

Resumen

El objetivo de este texto es presentar un ensayo teórico sobre la curación de contenidos digitales en el ámbito educativo, resaltando de qué manera esta práctica puede ser empleada para promover habilidades como la selección y evaluación de información y recursos didácticos disponibles en internet. De esta manera, buscamos analizar dicha práctica en el contexto del desarrollo del pensamiento crítico. La primera sección comienza con una explicación del concepto de curación, sus clasificaciones, tipologías y aplicaciones en el contexto escolar, con el fin de hacer que los procesos de enseñanza y aprendizaje sean más activos y autónomos. En la segunda sección, se discute la relación entre los medios de comunicación y la educación, señalando la necesidad de una reflexión crítica sobre el uso de tecnologías en las aulas. En la tercera sección, se presenta una secuencia didáctica de curación digital con geotecnologías para un caso de enseñanza de Geografía, involucrando el tema "Integración mundial y globalización". Nuestro objetivo es estimular la reflexión sobre el papel crucial de los profesores de Geografía en la promoción de una comprensión crítica ante el vasto volumen de información y dispositivos accesibles en las redes digitales.

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Biografía del autor/a

Geraldo Henrique Romualdo de Miranda , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FIlho

Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (2012-2016). Bacharelando e Licenciando em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (2017-2019). Especialista em Gestão e Orientação Escolar pela Escola de Educação da Faculdade Educacional da Lapa (2019-2020). Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2017-2018). Concentração de Pesquisas em: Direitos Humanos e Justiça de Transição; Educação para os Direitos Humanos; Teorias do Currículo e Política Global da Educação; Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Cidades e Mudanças Climáticas; Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas Transfronteiriças.

Letícia de Paula e Silva Andrade , Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Geografia, na modalidade de licenciatura, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2019). Mestra em Geografia pela mesma instituição (2022), na linha de Educação Geográfica e Representações Sociais. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFU), na linha de Saberes e Práticas Educativas. Tem interesse pelas áreas de Ensino de Geografia; Geografia na Educação de Jovens e Adultos; Educação Antirracista e Anticolonial; Pedagogia Freireana.

Rodrigo da Silva Menezes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Tiradentes (2009), Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2010), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Desenvolveu trabalhos na Área de Geoprocessamento e Gestão Ambiental como Assessor Técnico da Secretaria de Planejamento de Estado de Sergipe (2008 - 2014). Foi Professor Substituto dos cursos de Humanidades e Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2015 - 2016). Foi professor de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) e Médio da Rede Estadual e da Rede Particular de Ensino no Estado de Seergipe (2017 - 2021). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Observatório do Ensino de História e Geografia: formação permanente de professores e pesquisadores em ambiente digital" - FACED / UFU e "Formação de Professores e tecnologias da Informação e Comunicação" - FOPTIC / UFS.

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Iara Vieira Guimarães é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante da linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, no qual orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015). É Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992). Coordenadora adjunta do projeto de criação da plataforma digital Observatório do Ensino de História e Geografia (https://observatoriogeohistoria.net.br). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e História (GEPEGH) certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq). Editora do periódico científico Ensino em Revista. Membro do corpo editorial dos periódicos científicos: Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales (Espanha), Obuchenie Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Ensino em Re-vista, Olhares & Trilhas. Coordenadora do Laboratório Pedagógico (LAPED) da FACED/UFU. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Pedagogia/UFU. Integrou o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU (2017-2019). Coordenou a Linha de Saberes e Práticas Educativas (2017-2019). Membro da Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS), Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (Andipe). Membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiências na educação básica e no ensino superior e desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem de Geografia, metodologias e práticas pedagógicas e formação de professores. Temas de estudo: ensino de geografia, educação ambiental, mídias e tecnologias nos processos educativos. E-mail: iaravg@ufu.br

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Publicado

2025-02-22

Cómo citar

Miranda , G. H. R. de, Andrade , L. de P. e S., Menezes, R. da S., & Guimarães, I. V. (2025). Curaduría de contenidos digitales, geotecnologías y pensamiento crítico en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la geografía. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–29. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1399

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