INTELLECTUAL DISABILITY:

WHAT SCHOOL GEOGRAPHY NEEDS TO KNOW FOR INCLUSIVE WORK

Authors

  • Tuane Telles Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-0747-6004
  • Matheus Fernando Keppel Secretaria de Assitência Social de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1485

Keywords:

Intellectual Disability, Special Education, School Geography, School Cartography

Abstract

According to the 2023 School Census, students with intellectual disabilities constituted the largest number of students in Special Education, highlighting the importance of inclusive practices that adequately meet this growing demand. Thus, this article presents reflections on teaching practices in Geography lessons with students with intellectual disabilities, conducted between 2022 and 2024, at a Municipal Elementary School in Santa Cruz do Sul/RS. This essay uses the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5, 2014) to discuss the concepts and levels of intellectual disability, as well as references from the fields of Geography, Psychology, and Education to support the analysis and explore inclusive pedagogical strategies, with an emphasis on accessibility, addressing the importance of writing and School Cartography in the learning of these students. The article also discusses the norms and history of Special Education, analyzing how pedagogical practices can be effective in learning through adaptations. As a result, we present discussions involving pedagogical practices, especially the role of writing and maps, as well as the notion that the educational needs of students do not always coincide with their immediate preferences. This means that students also need to engage in activities that do not entirely correspond to their personal interests, as performing challenging tasks is part of emotional and cognitive development.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tuane Telles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Profa. Dra. em Geografia pela Secretaria Municipal de Educação, atuando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias.

Matheus Fernando Keppel, Secretaria de Assitência Social de Santa Cruz do Sul

Psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrando em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM. Atua como psicólogo na Assitência Social no município de Santa Cruz do Sul.

References

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1999.

BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Regulamenta a Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, sobre a educação especial. Diário Oficial da União, Brasília, 8 out. 2001.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre o apoio à pessoa com deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, 2 dez. 2004.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Diário Oficial da União, Brasília, 22 dez. 2005.

BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Institui a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Diário Oficial da União, Brasília, 24 abr. 2007.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Regulamenta a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, sobre a inclusão de pessoas com deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, 17 nov. 2011.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades e Estados – Santa Cruz do Sul. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rs/santa-cruz-do-sul.html. Acesso em: 17 jan. 2025.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diretoria de Geociências, Coordenação de Cartografia. Divisão político-administrativa e regional. 2014. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18310-divisao-politico-administrativa-e-regional.html. Acesso em: 18 jan. 2025.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diretoria de Geociências, Coordenação de Cartografia. Mapa do Brasil - Grandes Regiões. 2025. Disponível em: https://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf. Acesso em: 18 jan. 2025.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Matrículas na educação especial chegam a mais de 1,7 milhão. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/matriculas-na-educacao -especial-chegam-a-mais-de-1-7-milhao#:~:text=Do%20total%20de%20matr%C3%A1 culas%2C%2053,9%25%20(636.202)%20delas. Acesso em: 17 jan. 2025.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 17 jan. 2025.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Estabelece as diretrizes para a Política Nacional de Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, 9 jan. 2001.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras exceções. Diário Oficial da União, Brasília, 24 abr. 2002.

BRASIL. Lei nº 10.502, de 23 de março de 2020. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, com foco no ensino de alunos com deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, 23 mar. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.502, de 23 de março de 2021. (Caso seja uma nova alteração ou regulamentação, favor verificar sua numeração e detalhes atualizados na legislação oficial). Diário Oficial da União, Brasília, 23 mar. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2014.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, 6 jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN). Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1961.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino de 1º e 2º graus, e dá outras exceções. Diário Oficial da União, Brasília, 11 atrás. 1971.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, 13 jul. 1990.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

BRASIL. Portaria nº 2.678, de 27 de setembro de 2001. Defina orientações para o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, 27 set. 2001.

CASTELLAR, Sonia M. V. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 207-232, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.494

CASTELLAR, Sonia M. V. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, Campinas, v. 25, n. 66, p. 209–225, maio/ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200005

CHABOT, Daniel; CHABOT, Michel. Pedagogia emocional: sentir para aprender. São Paulo: Sá Editora, 2005.

DIAS, Sueli de Souza; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 2, jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003

FONSECA, Sarah Cecílio; CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de; OLIVEIRA, Marcos Santos de. Formas de avaliação e de intervenção com pessoas com deficiência intelectual nas escolas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 28, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0032

FRANCIOLI, Fatima Souza; PEREIRA, João Júnior Bonfim Joia. A linguagem escrita e o desenvolvimento intelectual da criança em idade escolar: reflexões à luz da Teoria Histórico-Cultural. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 370-388, ago./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p370

FRANCISCHETT, Mafalda N. A cartografia como sistema de signos. Revista Faz Ciência, Francisco Beltão, v. 1, n. 1, p. 67-74, 1997. DOI: 10.48075/rfc.v1i1.7627. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7627. Acesso em: 20 jan. 2025.

LEITÃO, Vanda M.; SILVEIRA, Selene Maria P. Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 13-36.

NETO, Francisco; SILVA, José. O raciocínio geográfico de alunos com deficiência intelectual em uma escola pública de Gama-DF. Terra Livre, São Paulo, ano 34, v. 2, n. 53, p. 318–348, 2019. DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1684

NISBETT, Richard. E.; ARONSON, Joshua; BLAIR, Clancy; DICKENS, William; FLYNN, James; HALPERN, Diane F.; TURKHEIMER, Eric. Intelligence: new findings and theoretical developments. American Psychologist, v. 67, n. 2, p. 130–159, 2012. DOI: https://doi.org/10.1037/a0026699

QUOOS, João H. Geodiversidade e paisagem: uma abordagem interpretativa para a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (SC). 2023. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/28181. Acesso em: 15 dez. 2024.

RODRIGUES, Tuane Telles. A Relação Semiótica entre a Linguagem Cartográfica e a Língua Brasileira de Sinais. Geografia (Londrina), v. 29, n. 1, p. 231–245, janeiro/2020. DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p231

SANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 4, p. 899-912, out./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400010

SOUZA LIMA, Rita. de C.; GUSMÃO, Adriana D. F. O ensino de geografia e o desenvolvimento do raciocínio geográfico de alunos com deficiência intelectual. Cenas Educacionais, v. 6, p. e15631, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br /index.php/ cenaseducacionais/article/view/15631. Acesso em: 17 jan. 2025.

SURJUS, Luciana T. de L. e S.; CAMPOS, Rosana T. O. Interface entre deficiência intelectual e saúde mental: revisão hermenêutica. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 48, n. 3, p. 532-540, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004711

VELTRONE, Aline A.; MENDES, Enicéia G. Impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 3, n. 2, p. 448-450, jul./dez. 2012.

VYGOTSKY, Lev Semionovich. Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos de Defectologia. Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2022. DOI: https://doi.org/10.48075/WJGO4077

Published

2025-12-17

How to Cite

Telles Rodrigues, T., & Fernando Keppel, M. (2025). INTELLECTUAL DISABILITY: : WHAT SCHOOL GEOGRAPHY NEEDS TO KNOW FOR INCLUSIVE WORK. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25). https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1485