TERRITORY AND WORK RELATIONS:
representations of Terena students from the indigenous land of Nioque/MS
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.715Abstract
In this article we present and discuss some representations elaborated by Terena students in the context of Geography teaching in indigenous schools of Nioaque/MS. By means of drawings, we observe that orality is one of the factors responsible for maintaining the memory of the territorial formation of the villages of Nioaque and it exerts a fundamental role in the teaching/learning process of the indigenous students. We have identified, through the drawings referring to the territory, that these students portray a feeling of belonging, attachment and zeal, because it is there they practice agriculture that is the main method of subsistence of most Terena families. We also noticed marked changes in the work relationships and territoriality in the Terena community resulting from the re-signification of some elements and the imposition of others.
Keywords
Territory, Work relationships, Indigenous Students, Terena
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).