TERRITÓRIO E RELAÇÕES DE TRABALHO:

representações de alunos Terena da terra indígena de Nioaque/MS

Autores/as

  • Francieli de Oliveira Meira UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
  • Flaviana Gasparotti Nunes UFGD

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.715

Resumen

Neste artigo apresentamos e discutimos algumas representações elaboradas por alunos Terena no contexto do ensino de Geografia em escolas indígenas de Nioaque/MS. A partir dos desenhos, observamos que a oralidade é um dos fatores responsáveis pela manutenção da memória da formação territorial das aldeias de Nioaque e exerce papel fundamental no processo de ensino/ aprendizagem dos alunos indígenas. Identificamos, por meio dos desenhos referentes ao território que esses estudantes retratam um sentimento de pertencimento, de apego e de zelo, pois ali praticam a agricultura que é o meio de subsistência da maior parte das famílias Terena. Também constatamos acentuadas mudanças nas relações de trabalhos e na territorialidade da comunidade Terena decorrentes da ressignificação de alguns elementos e da imposição de outros.

Palavras-chave

Território, Relações de trabalho, Alunos Indígenas, Terena

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francieli de Oliveira Meira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS e doutoranda em Geografia pelo programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado

2020-07-24

Cómo citar

de Oliveira Meira, F. ., & Gasparotti Nunes, F. (2020). TERRITÓRIO E RELAÇÕES DE TRABALHO:: representações de alunos Terena da terra indígena de Nioaque/MS. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 424–444. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.715