QUEM ESCREVE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA?
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.703Resumen
Quem são os autores e as autoras dos livros didáticos de Geografia distribuídos nas escolas públicas brasileiras de 2005 a 2022? Quais suas formações? Onde realizaram seus estudos e atuam profissionalmente? O objetivo dessa pesquisa foi o de traçar o perfil desses profissionais com o intuito de lançar algumas reflexões sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para atingir esse objetivo foram acessados currículos Lattes, além de sites da internet e contatos diretos com trinta autores via e- mail. Para discutir a função de autoralidade, nos baseamos em Foucault, Maingueneau e Barthes. Para os estudos sobre livro didáticos, utilizamos referências estrangeiras e nacionais. Como resultado da pesquisa, concluímos que a maioria dos autores são homens (63%), com formação inicial em Geografia (86%), com passagem pela Universidade de São Paulo (60%), sendo 37% professores em colégios da rede privada e apenas 6% da rede pública de ensino básico. Entendemos, no entanto, que a produção de um livro didático é coletiva, na qual agem, além dos autores, diferentes atores sociais (pesquisadores, editores, professores, alunos, pais, legisladores etc.), a própria linguagem e o escopo cultural que a define.
Palavras-chave
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Função-autor, Ensino de Geografia
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).