ENSEÑO, LUEGO, EXISTO. CREENCIAS QUE MUEVEN EL PROFESOR FORMADOR DE PROFESORES:
¿qué diferencia podemos hacer a nuestros alumnos?
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.743Resumen
El presente artículo presenta un diálogo entre docentes de Geografía que trabajan con la formación de profesores en distintos niveles y establecimientos educacionales. La conversación, que puede ser considerada generacional, se basa en la entrevista realizada por el Profesor Nestor André Kaercher al Profesor Daniel Mallmann Vallerius, que posteriormente trajo las preguntas para una reflexión con su tutorado, Profesor Marcos Bohrer. El motivo por lo cual estamos en el oficio y, aunque en tiempos de descreencia, buscamos, por medio de un referencial teórico, algo que nos mueva en la búsqueda por formar los actuales/futuros educadores. Por lo tanto, el diálogo revela las trayectorias y elecciones, así como los referenciales que posibilitan la construcción de identidad de los docentes. Con ellos y partiendo de este texto, se pretende movilizar profesores y futuros profesores en el área de Geografía.
Palabras clave
Didáctica de Geografía, Formación de Profesores, Trayectorias Docentes
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).