OTRAS RAZONES PARA COMPRENDER LA NECESIDAD DE RENOVAR LA GEOGRAFÍA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.921Resumen
El propósito es analizar la situación de la geografía escolar, como de las razones que justifican su renovación en correspondencia con las transformaciones sociohistóricas y las dificultades ambientales, geográficas y sociales que afectan a la colectividad mundial. El problema radica en la vigencia de la enseñanza geográfica decimonónica, apoyada en una labor pedagógica y didáctica desfasada de la compleja realidad histórica del inicio del nuevo milenio. Eso ameritó realizar una revisión documental para justificar el cambio hacia una orientación geográfica más humana y social con efectos formativos democráticos y fortalecer la integración sociedad-naturaleza. Concluye al promover el viraje de la finalidad educativa, la aplicación de la renovación paradigmática y epistemológica, la promoción de la investigación que facilite reconstruir los cambios históricos del espacio y contribuir a formar la conciencia crítica, creativa y constructiva.
Palabras clave
Geografía Escolar, Enseñanza de la Geografía, Renovación
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).