PARA PENSAR A CARTOGRAFA ESCOLAR:

relato de uma oficina pedagógica para professores em atuação e graduandos em Geografia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.687

Résumé

A formação inicial e continuada de professores de Geografia para o trabalho com a Cartografia Escolar é essencial na contemporaneidade, pois se constitui como uma forma de diversificar as linguagens no ensino dessa temática na disciplina de Geografia, bem como potencializa a compreensão das intencionalidades cartográficas, tão em destaque nos múltiplos suportes onde os mapas são apresentados. Com base nisso, o presente artigo tem como objetivo relatar uma oficina pedagógica desenvolvida com graduandos e professores de Geografia em atuação voltada ao desenvolvimento e aprofundamento de noções cartográficas e da leitura e representação espacial. A oficina foi desenvolvida na X Semana Acadêmica da Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Contou com a participação de treze graduandos e dois docentes da rede pública de ensino. Para a avaliação da proposta foi aplicado um questionário aos participantes e analisados seus dados e as vivências durante a prática pedagógica. Conclui-se que mesmo os docentes e graduandos em Geografia apresentam dificuldades de compreensão da espacialidade, o que reflete em dificuldades na sua (futura) atuação em sala de aula. Portanto, a formação para o uso da linguagem cartográfica se torna cada vez mais imprescindível para a qualificação da Cartografia Escolar na educação básica.

Palavras-chave

Alfabetização cartográfica, Letramento cartográfico, Formação de Professores

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (atual UFN). Mestra, Doutora e Pós-doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Maurício Rizzatti, UFSM

Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Doutorando em Geografia (Passagem Direta para o Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da UFSM. 

Guilherme Moreira da Silva, UFSM

Acadêmico do curso de Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Monitor nas disciplinas de Cartografia A no curso mencionado anteriormente; Coordenador da equipe de Geografia e Professor no Pré-Universitário Popular Alternativa. 

Téléchargements

Publié-e

2020-07-24

Comment citer

Batista, N. L., Rizzatti, M. ., & da Silva, G. M. (2020). PARA PENSAR A CARTOGRAFA ESCOLAR: : relato de uma oficina pedagógica para professores em atuação e graduandos em Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 606–617. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.687