A Geografia nas cartas para o Papai Noel
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1487Parole chiave:
Ensino de Geografia, Ferramentas digitais na educação, Interdisciplinaridade, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, NatalAbstract
Este relato de experiência descreve uma atividade desenvolvida em aulas de Geografia no 1º ano do Ensino Fundamental, em 2022, que utilizou a escrita de cartas ao Papai Noel como estratégia para ensinar Geografia de forma lúdica e interdisciplinar. A proposta surgiu das dúvidas das crianças sobre a existência do Papai Noel e aproveitou essa fantasia para introduzir a organização do espaço mundial e suas diferenças. Por meio de ferramentas como Google Earth e Street View, as crianças exploraram o trajeto da carta até o endereço fictício no Polo Norte, discutindo características dos lugares percorridos. A atividade permitiu a interpretação de produtos cartográficos por meio dos recursos tecnológicos, além de apresentar diferentes países, culturas e suas particularidades. Interdisciplinarmente, abordou-se o gênero textual "carta", promovendo escrita espontânea e incentivando o conhecimento sobre meios de comunicação. A fantasia natalina foi o elemento motivador que envolveu os alunos no uso de tecnologias para ampliar o entendimento do espaço geográfico, conectando-os a questões globais de forma acessível e divertida. As crianças foram instigadas a refletir sobre o mundo de maneira crítica e criativa, explorando a diversidade cultural e geográfica por meio de um recurso familiar e acessível. A atividade destacou-se como uma prática pedagógica que alia imaginação, tecnologia e Geografia, demonstrando como temas lúdicos podem ser transformados em oportunidades significativas de aprendizagem.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; Ferramentas digitais na Educação; Interdisciplinaridade; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Natal.
Geography in letters to Santa Claus
Abstract
This experiential report describes an educational activity implemented in 2022 within Geography lessons for 1st first-grade primary school students. The activity employed the writing of letters to Santa Claus as an innovative, playful, and interdisciplinary approach to teaching Geography. Inspired by children's curiosity about Santa Claus's existence, the activity leveraged this imaginative context to introduce concepts related to the spatial organization of the world and its diverse characteristics. Utilizing digital tools such as Google Earth and Street View, students explored the fictional journey of their letters to the North Pole, analyzing the features of the places encountered along the route. This activity fostered the interpretation of cartographic representations through technological resources while introducing students to various countries, cultures, and their unique traits. From an interdisciplinary perspective, the activity incorporated the textual genre of the "letter," encouraging spontaneous writing and enhancing students' understanding of communication methods. The Christmas fantasy served as a motivating framework, engaging students in the use of technology to deepen their comprehension of geographic space and connect them to global issues in an accessible and engaging manner. Students were prompted to critically and creatively reflect on the world, exploring cultural and geographical diversity through a familiar and relatable medium. This pedagogical practice exemplifies how the integration of imagination, technology, and Geography can transform playful themes into profound learning experiences.
Keywords
Geography education; Digital tools in pedagogy; Interdisciplinarity; Early primary education; Christmas.
La Geografía en las cartas para Papá Noel
Resumen
Este relato de experiencia describe una actividad desenvuelta en clases de Geografía en el primer año de la escuela primaria, en 2022, que consistía en escribir cartas al Papá Noel como estrategia para enseñar Geografía de manera lúdica e interdisciplinar. La propuesta surgió de las dudas de los niños sobre la existencia do Papá Noel y se aprovechó esa fantasía para introducir la organización del espacio mundial y sus diferencias. Por medio de herramientas como Google Earth y Street View, los niños explotaron el trayecto de las cartas hasta la dirección ficticia en Polo Norte, discutiendo características de los lugares viajados. La actividad permitió la interpretación de productos cartográficos por medio de recursos tecnológicos, además de presentar diferentes países, culturas y sus particularidades. Interdisciplinarmente, se trabajó con el género textual “carta”, promoviendo la escrita espontánea e incentivando el conocimiento sobre los medios de comunicación. La fantasía navideña fue el elemento motivador que envolvió los alumnos en el uso de tecnologías para ampliar la comprensión del espacio geográfico, conectándolos a cuestiones globales de manera accesible y divertida. Los niños fueron instigados a reflexionar sobre el mundo de manera crítica y creativa, explotando la diversidad cultural y geográfica por medio de un recurso familiar y accesible. La actividad se destacó como una práctica pedagógica que une imaginación, tecnología y Geografía, apuntando como temas lúdicos que se pueden transformar en oportunidades significativas de aprendizaje.
Palabras clave
Enseñanza de Geografía; Herramientas digitales en la Educación; Interdisciplinaridad; Primeros años de escuela primaria; Navidad.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Tradução de Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014. p. 11-70.
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
STRAFORINI, R. A totalidade Mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Revista Terra Livre, São Paulo, v. 1, n.18, p. 95-114, 2002.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).