Fotografias das paisagens vividas como ponto de partida para o ensino de Geomorfologia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1433Palavras-chave:
Geomorfologia, Paisagem, Ensino de Geografia, FotografiaResumo
Este artigo busca apresentar uma proposta de ensino de Geomorfologia, desenvolvida no ano de 2019, nas aulas de Geografia, do primeiro ano do ensino médio, em escola localizada no município de Presidente Tancredo Neves, na Bahia. A sequência de atividade evidenciou que a objetividade da imagem (fotografia, desenho, croqui) é uma potente ferramenta para ampliar e facilitar a compreensão do relevo e suas conexões para a leitura do mundo. Assim, o estudo da Geomorfologia a partir das experiências cotidianas vai se complexificando com o auxílio de teorias, cartografias, esquemas e outras formulações. Como resultado, as imagens e textos construídos pelos alunos foram socializados em sala de aula, ampliando, entre outras questões, o pertencimento e reconhecimento do território.
Palavras-chave
Geomorfologia; Paisagem; Ensino de Geografia; Fotografia.
Photographs of landscape experienced as a starting point for teaching Geomorphology
Abstract
This article seeks to present a proposal for teaching geomorphology, developed in 2019 in geography classes in the first year of high school, in a school located in the municipality of Presidente Tancredo Neves, Bahia. The activity sequence showed that the objectivity of the image (photography, drawing, sketch) is a powerful tool to expand and facilitate the understanding of relief and its connections for reading the world. Thus, the study of geomorphology based on everyday experiences becomes more complex with the help of theories, cartography, schemes and other formulations. As a result, the images and texts created by the students were socialized in the classroom, expanding, among other issues, the belonging and recognition of the territory.
Keywords
Geomorphology; Landscape; Teaching Geography; Photography.
Fotografías de los paisajes vividos como punto de partida para la enseñanza de la Geomorfología
Resumen
Este artículo busca presentar una propuesta de enseñanza de la geomorfología, desarrollada en 2019, en las clases de geografía del primer año de secundaria, en una escuela ubicada en el municipio de Presidente Tancredo Neves, Bahia. La secuencia de actividades mostró que la objetividad de la imagen (fotografía, dibujo, boceto) es una poderosa herramienta para ampliar y facilitar la comprensión del relieve y sus conexiones para la lectura del mundo. Así, el estudio de la geomorfología basado en experiencias cotidianas se vuelve más complejo con la ayuda de teorías, cartografía, esquemas y otras formulaciones. Como resultado, las imágenes y textos creados por los estudiantes fueron socializados en el aula, ampliando, entre otras cuestiones, la pertenencia y el reconocimiento del territorio.
Palabras clave
Geomorfología; Paisaje; Enseñanza de Geografía; Fotografía.
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