ASPECTOS METODOLÓGICOS DE PRÁTICA EDUCATIVA COM CARTOGRAFIA TÁTIL
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.758Resumo
Este artigo apresenta aspectos metodológicos de prática educativa com Cartografia Tátil desenvolvida com licenciandos, do segundo ano de Geografia/Licenciatura, na disciplina de Cartografia Escolar, na UNIOESTE. O objetivo é discutir as possibilidades de ensinar por meio de mapas táteis e de atividades que se constituem em orientações metodológicas a respeito da educação inclusiva, com questões gerais sobre a linguagem na Cartografia Tátil, especificamente a leitura de mapa. Para tal, foi elaborado o mapa tátil da região Sudoeste do Paraná, com destaque para o município de Francisco Beltrão. Esta experiência vem sendo desenvolvida por pesquisadores no Laboratório de pesquisa RETLEE (Representações, espaços, tempos e linguagens em experiências educativas), cujo intuito é de trabalhar o ensino de Geografia com estudantes cegos.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia, Linguagem, Cartografia tátil.
METHODOLOGICAL ASPECTS OF THE EDUCATIVE PRACTICE WITH THE TACTILE CARTOGRAPHY
ABSTRACT
This article presents methodological aspects of the educative practice with the Tactile Cartography develops with the graduates, of the Geography Degree second grade, in School Cartography discipline, in UNIOESTE. The objective is discuss the possibilities to teach through tactile maps and activities that constitutes in methodological guidelines to respect the inclusive education, with general issues about the language in Tactile Cartography, specify the map reading. For this, was elaborating the tactile map of the Parana’s southwestern region, with emphasis to the Francisco Beltrão municipality. This experience has been developed by researchers in RETLEE Research Laboratory (Representations, spaces, times and languages in educative experiences), whose intention is works the Geography education with the blind students.
KEYWORDS
Geography, Language, Tactile Cartography.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).