O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE FORMADORES: superar o modelo, ultrapassar a técnica, efetivar a reflexão
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Pesquisa em estágio. Formação Reflexiva de Professores.Resumo
O atual embasamento teórico que orienta a realização do estágio nos cursos de formação de professores aponta para a necessidade de superação da dicotomia teoria/prática. Esse percurso teórico convida-nos a discutir sobre o processo de formação profissional não mais baseada na racionalidade técnica e ou na prática modelar, mas na reflexão (entendida em relação ao paradigma da formação reflexiva de professores) e na investigação e pesquisa do cotidiano docente. Neste artigo, balisados pelos pressupostos da reflexividade, apresentamos uma discussão introdutória sobre as concepções que orientam a realização do estágio nas licenciaturas bem como as suas consequências para a formação de professores. Concluímos que o estreitamento entre teoria e prática e a compreensão do estágio como momento singular para a produção de conhecimento sobre o ensino/aprendizagem são duas formas pontuais de superar as concepções tradicionais (técnica e modelar) de realização do estágio.
Palavras-chave
Estágio supervisionado, Pesquisa em estágio, Formação reflexiva de professores.
TEACHER TRAINING: overcome the model, exceed the technique rationality, ensure the reflective aproach in the teacher education
Abstract
The current theoretical framework that guides the develpment of practical courses in teacher training points to the need of overcoming the theory / practice dichotomy. Furthemore, it invites us to think over the process of training no longer based on technical rationality or practice model, but reflecting upon (reflective teacher education) and research of ongoing teaching process and his duty. This article, supported by the specialized literature, we present an introductory discussion about the concepts that guide the implementation of teachers´ preservice (trainee teachers) in undergraduate courses as well as the consequences for the teacher training. We conclude that by narrowing theory and practice as well as understanding the trainee process as a singular moment for building knowledge about the teaching / learning (process) are two specific ways to overcome traditional conceptions (technical and modeling) of concluding the internship.
Keywords
Supervised stage, Researches stage, Reflective teacher training.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).