Ensino de Cartografia e aprendizagem baseada em problemas

a construção de pesquisas em Geografia no âmbito do PIBIC - Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1322

Palavras-chave:

Raciocínio Geográfico, Educação Cartográfica, Pesquisa-ação

Resumo

Este estudo analisa e discute o uso dos mapas como ferramenta auxiliar na construção do raciocínio geográfico em pesquisas junto ao laboratório Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) para Ensino Médio (PIBIC-EM). A investigação, enquadrada no campo da pesquisa-ação, recorre ao Problem-based Learning (PBL) como orientador teórico-metodológico de investigação. Verificou-se que a proposta de construção do raciocínio geográfico mediada pela cartografia, cujo objetivo foi a investigação de fenômenos definidos dentro do procedimento metodológico do PBL, reforça a compreensão espacial e a reflexão crítica dos/as alunos/as pesquisadores/as da educação básica com seus respectivos temas de estudo.

Palavras-chave

Raciocínio geográfico; Educação cartográfica; Pesquisa-ação.

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Publicado

12/04/2024

Como Citar

Pinto, I. C. V. de O., Lima , R. P. G. de, & Mendes, R. A. (2024). Ensino de Cartografia e aprendizagem baseada em problemas: a construção de pesquisas em Geografia no âmbito do PIBIC - Ensino Médio. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–31. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1322