TECNOLOGIAS DIGITAIS E GEOGRAFIA: um relato de experiência
Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Informática educativa. PIBID.Resumo
Os avanços tecnológicos alcançados nas últimas décadas acarretaram mudanças expressivas no dia a dia das pessoas e das instituições (inclusive, e principalmente, a escola), interferindo de diversas formas na dinâmica da sociedade. Tendo isso em vista, a nossa equipe do PIBID, subprojeto de Geografia da UFRN, planejou e executou o projeto Tecnologias digitais e Geografia em uma escola pública de ensino médio da cidade de Caicó (RN), que tinha como objetivo promover o despertar do aluno para o uso das tecnologias digitais associadas ao processo de aprendizagem da Geografia. Nesse sentido, o presente artigo pretende ser um relato das experiências realizadas na execução do supracitado projeto, o que dimanará numa reflexão acerca dos limites e possibilidades da utilização da informática pelos professores de Geografia no seu fazer docente.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Informática educativa, PIBID.
DIGITAL TECHNOLOGIES AND GEOGRAPHY: an experience report
Abstract
The technological advances in recent decades have led to significant changes in everyday life of people and institutions (including, and especially, the school), interfering in various ways in the dynamics of society. Keeping this in view, our PIBID team, Geography subproject UFRN, planned and executed the project Digital technologies and Geography in a public high school in the city of Caicó (RN), which aimed to promote the awakening of the student to the use of digital technologies associated with the process of learning Geography. In this sense, this article aims to be an account of experiences in implementing the aforementioned project, which will result in a reflection on the limits and possibilities of the use of information technology by Geography teachers in their teaching operate.
Keywords
Geography Teaching, Educational computing, PIBID.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).