LA CARTOGRAFÍA TEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁCTICO EN LOS PROCESOS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS SOCIALES PARA EDUCACIÓN PRIMARIA
Palavras-chave:
Educação básica, Ciências sociais, Geografia, Recursos didático, Cartografia temática.Resumo
En este artículo se revisan las propuestas curriculares para España y Galicia en relación con la geografía regional, nacional y europea que se imparte en las aulas de tercero, cuarto, quinto y sexto curso de educación primaria. Asimismo, se valora y propone el uso de la cartografía temática como recurso didáctico para la enseñanza de la geografía en educación primaria. Para este artículo, la utilización de mapas temáticos en las clases de ciencias sociales es determinante para comprender las dinámicas espaciales y su localización.
Palabras clave
Educación primaria, Ciencias sociales, Geografía, Recursos didácticos, Cartografía temática.
A CARTOGRAFIA TEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NO CONTEXTO ESPANHOL
Resumo
O texto analisa as propostas curriculares para Espanha e Galiza em relação à Geografia regional, nacional e europeu que são ensinadas nas salas de aula do terceiro, quarto, quinto e sexto ano do ensino primário, além de avaliarmos e propormos o uso da cartografia temática como recurso didático para ensinar Geografia na educação primária. Para este artigo, o uso de mapas temáticos nas aulas de ciências sociais é crucial para compreender a dinâmica espacial e sua localização.
Palavras-chave
Educação básica, Ciências sociais, Geografia, Recursos didático, Cartografia temática.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).