PENSAR E FAZER GEOGRAFIA: a sala temática como estratégia metodológica para o aprendizado significativo no processo de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.577Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Formação docente. Sala temáticaResumo
O artigo apresenta uma proposta metodológica aplicada ao ensino de Geografia da Bahia pautada na construção da sala temática.Encontra- se estruturado da seguinte maneira: a priori, apresentam-se breves reflexões teóricas pertinentes ao ensino de Geografia e a formação docente. No tópico posterior, são tecidas algumas considerações metodológicas sobre a realização da pesquisa e da elaboração da sala temática, seguidas do relato das experiências vivenciadas em sala de aula e por fim, algumas reflexões sobre a realização da atividade. Compreende-se que esta metodologia permite a ressignificação dos conteúdos, tornando o processo de ensino e aprendizado mais dinâmico e pleno de sentidos, uma vez que os alunos assumem função protagonista no processo. A sala temática se constitui como um espaço de troca e construção dos saberes para professores e educandos.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de Geografia, Formação docente, Sala temática.
THINK AND GEOGRAPHY: the thematic room as a methodological strategy for meaningful learning in the teacher training process
ABSTRACT
The article presents a methodological proposalapplied to the teaching of Geography of Bahia basedon the construction of the thematicroom. It is structured as follows: there are brieftheoreticalreflectionspertinent to Geographyteaching and teacher training. In the subsequenttopic, some methodological considerations about the accomplishment of the research and the elaboration of the thematicroom are followed, followedby the report of the experienceslived in the classroom and, finally, some reflections about the accomplishment of the activity. It is understood that thismethodologyallows the re-signification of the contents, making the teaching and learningprocess more dynamic and full of meaning, since the students assume a leading role in the process. The thematicroomconstitutes a space of exchange and construction of the knowledge for teachers and students.
KEYWORDS
Teaching Geography, Teacher training, Thematicroom.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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