DA FORMAÇÃO INICIAL AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: entre desafios, perspectivas e práticas no cotidiano do professor de Geografia
Palavras-chave:
Formação inicial. Ensino de Geografia. Prática pedagógica.Resumo
O presente texto constitui parte das reflexões realizadas na minha dissertação de mestrado intitulada “A prática pedagógica do professor de Geografia do Ensino Fundamental” e busca refletir sobre uma temática que não é nova, mas que ainda continua sendo foco de preocupação e pesquisas por parte de professores, pesquisadores e estudiosos do assunto. Trata dos desafios que marcam a formação inicial, a trajetória e a prática pedagógica dos professores de Geografia no cotidiano escolar, objetivando, com isso, contribuir para repensar não somente o ensino e as condições de trabalho na escola, mas as práticas construídas e viabilizadas em sala de aula e a própria formação docente.
Palavras-chave
Formação inicial, Ensino de Geografia, Prática pedagógica
DE LA FORMACIÓN INICIAL AL EJERCICIO DE LA PROFESIÓN DOCENTE: entre desafíos, perspectivas y prácticas en el cotidiano del profesor de Geografía
Resumen
El presente texto constituye parte de las reflexiones realizadas en mi tesis de magíster titulada "La práctica pedagógica del profesor de Geografía de la Enseñanza Fundamental" y busca reflexionar sobre una temática que no es nueva, pero que todavía continua siendo el foco de preocupación e investigación por parte de profesores, investigadores y estudiosos del asunto. Trata de los desafíos que marcan la formación inicial, la trayectoria y la práctica pedagógica de los profesores de Geografía en el cotidiano escolar, objetivando, con eso, contribuir para repensar no solamente la enseñanza y las condiciones de trabajo en la escuela, sino también las prácticas construidas y viabilizadas en la sala de aula y la propia formación docente.
Palabras-clave
Formación inicial, Enseñanza de la Geografía, Práctica pedagógica
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).