DA FORMAÇÃO INICIAL AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: entre desafios, perspectivas e práticas no cotidiano do professor de Geografia

Autores

  • Lucineide Mendes Pires

Palavras-chave:

Formação inicial. Ensino de Geografia. Prática pedagógica.

Resumo

O presente texto constitui parte das reflexões realizadas na minha dissertação de mestrado intitulada “A prática pedagógica do professor de Geografia do Ensino Fundamental” e busca refletir sobre uma temática que não é nova, mas que ainda continua sendo foco de preocupação e pesquisas por parte de professores, pesquisadores e estudiosos do assunto. Trata dos desafios que marcam a formação inicial, a trajetória e a prática pedagógica dos professores de Geografia no cotidiano escolar, objetivando, com isso, contribuir para repensar não somente o ensino e as condições de trabalho na escola, mas as práticas construídas e viabilizadas em sala de aula e a própria formação docente.

Palavras-chave

Formação inicial, Ensino de Geografia, Prática pedagógica


DE LA FORMACIÓN INICIAL AL EJERCICIO DE LA PROFESIÓN DOCENTE: entre desafíos, perspectivas y prácticas en el cotidiano del profesor de Geografía

Resumen

El presente texto constituye parte de las reflexiones realizadas en mi tesis de magíster titulada "La práctica pedagógica del profesor de Geografía de la Enseñanza Fundamental" y busca reflexionar sobre una temática que no es nueva, pero que todavía continua siendo el foco de preocupación e investigación por parte de profesores, investigadores y estudiosos del asunto. Trata de los desafíos que marcan la formación inicial, la trayectoria y la práctica pedagógica de los profesores de Geografía en el cotidiano escolar, objetivando, con eso, contribuir para repensar no solamente la enseñanza y las condiciones de trabajo en la escuela, sino también las prácticas construidas y viabilizadas en la sala de aula y la propia formación docente.

Palabras-clave

Formación inicial, Enseñanza de la Geografía, Práctica pedagógica


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13/02/2013

Como Citar

Pires, L. M. (2013). DA FORMAÇÃO INICIAL AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: entre desafios, perspectivas e práticas no cotidiano do professor de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 2(4), 15–39. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/91

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.