A heterogeneidade criadora juvenil e a elaboração de sua condição cidadã com o suporte das ferramentas digitais

Authors

  • Marcos Roberto Pavani Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Aparecida Mello Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1409

Keywords:

Creative heterogeneity, Youth, Digital tools, Citizenship

Abstract

This text, presented at the 15th National Meeting of Teaching Practices in Geography (ENPEG 2022), results from the research and analysis carried out during the doctorate of its author and addresses the heterogeneity that creates citizenship in the most recent youth political actions and mobilizations in Brazil, and that are supported by modern digital information and communication tools (ICTs). With the contribution of Historical-Cultural Theory and Critical Geography, as well as dialectical historical materialism pertinent both theoretical-methodological fields, this work is based on data obtained through semi-structured interviews (face-to-face and remote) and case study. Its purpose is to discuss, from a qualitative perspective, the mediations and educational processes carried out in the scope of the following mobilizations: the secondary school occupations that took place in Brazil in 2015 and 2016 - Grupo Ocupas, and in the youth actions organized by the youth of Heliópolis, in São Paulo, Observatório de Olho na Quebrada, especially in the activities they developed to mitigate the impacts caused by the social isolation imposed by the Covid-19 pandemic. The approaches and analyses carried out allowed the recognition of the widespread use of digital tools by youth and the close relationship between the use of these tools and the successes achieved by the actions. All the action strategies and future forms of organizing the struggles, in both groups of young people considered, were shared with their members very quickly and widely via chat apps. In addition, the ways of organizing and mobilizing presented by the activities performed by the youth studied pointed out important paths for future pedagogical practices, since they demonstrated the need to consider mediations carried out outside the school environment, in a non-formal way, for the process of developing concepts, not only that of citizenship, emphasized in this study, but, above all, for the development of human knowledge and for the necessary transformations of existing material conditions.

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Author Biographies

Marcos Roberto Pavani, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2021) com tese sobre a atividade política da juventude e sua heterogeneidade criadora da cidadania. Mestre em ensino de Geografia pelo Programa de Organização do Espaço da Universidade Estadual Paulista (UNESP - 1998), por meio de estudos sobre recursos teatrais para a prática pedagógica. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia.também pela UNESP (1990) e em Artes Cênicas, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2005). Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Campus de Presidente Epitácio entre 2022 e 2024, onde lecionou Metodologia do Ensino de Geografia no curso de Pedagogia e Geografia nos cursos técnicos integrados. Também, no IFSP, atuou como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Política, Educação e Sociedade (GEEPS - CAPES) e do Comitê Lélia Gonzalez - Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero. Além disso, na UFSCar, participa como pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky (NEEVY - CAPES). Experiência como professor de Geografia na Unicamp (COTIL, até 09/2016), assim como Filosofia e Teatro em escolas públicas e privadas de nível médio do Estado de São Paulo, como na ETEC de Pirassununga, onde foi professor efetivo por 13 anos.Também possui experiência artística como ator e diretor teatral, atuando artisticamente nos grupos teatrais "Os Quinto" (Unicamp), "Angolas Doidas" (Liceu), "Sítio do Jeca" e "Os Marias", com os quais encenou espetáculos e circulou por todo o país, participando de festivais e mostras de teatro. As pesquisas desenvolvidas, tanto na área educacional quanto teatral, apresentam como elementos fundamentais o aprofundamento metodológico e a elaboração de recursos e instrumentos para a prática pedagógica e artística, nos diversos níveis e espaços de ensino, formais e não formais.

Maria Aparecida Mello, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular/Sênior da Universidade Federal de São Carlos credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, ambos do Centro de Educação e Ciências Humanas-CECH/UFSCar. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY, desde 2003. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos; Mestrado em Educação Especial pela UFSCar; Graduação em Pedagogia pela UFSCar; Graduação em Educação Física pela Fundação Educacional São Carlos - Escola de Educação Física de São Carlos. Tem experiência como professora e pesquisadora na área de Educação nos diferentes níveis da Educação Básica e Superior. Desenvolve pesquisas que enfatizam a área de Educação Infantil - Escolar, focalizando temas relativos à: aprendizagem e desenvolvimento da criança; desenvolvimento cultural humano; atividade de brincadeira e jogos de papéis sociais na escola; atividade de movimento; consumismo na infância, tecnologias, neurociência e educação; desenvolvimento das funções psíquicas superiores, avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, entre outros. Orientou vários projetos de iniciação científica financiados pela FAPESP e PIBIC. 

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Published

2025-02-22

How to Cite

Pavani, M. R., & Mello, M. A. (2025). A heterogeneidade criadora juvenil e a elaboração de sua condição cidadã com o suporte das ferramentas digitais. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–22. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1409

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