A heterogeneidade criadora juvenil e a elaboração de sua condição cidadã com o suporte das ferramentas digitais

Autores

  • Marcos Roberto Pavani Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Aparecida Mello Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1409

Palavras-chave:

Heterogeneidade criadora, Juventude, Ferramentas digitais, Cidadania

Resumo

Esse texto, apresentado no 15º Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia (ENPEG 2022), resulta das pesquisas e análises realizadas no doutoramento do autor e aborda a heterogeneidade criadora da cidadania presente nas ações e mobilizações políticas juvenis mais recentes no Brasil, ações essas apoiadas nas modernas ferramentas digitais de informação e comunicação (TICs). Com o aporte da Teoria Histórico-Cultural e da Geografia Crítica, bem como do Materialismo Histórico-Dialético pertinente a ambos os campos teórico-metodológicos, esse trabalho está baseado nos dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas (presenciais e remotas) e estudo de caso. Seu propósito é discutir, sob a perspectiva qualitativa, as mediações e processos educacionais realizados no âmbito das seguintes mobilizações: ocupações secundaristas ocorridas no Brasil em 2015 e 2016 – “Grupo Ocupas” e nas ações juvenis organizadas pela juventude de Heliópolis, em São Paulo – “Observatório de Olho na Quebrada”, especialmente nas atividades que desenvolveram para mitigar os impactos provocados pelo isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. As abordagens e análises realizadas permitiram o reconhecimento da ampla utilização das ferramentas digitais pela juventude e a estreita relação entre o uso dessas ferramentas e os êxitos alcançados pelas ações. Todas as estratégias de ação e as futuras formas de organização das lutas, em ambos os grupos de jovens considerados, foram compartilhadas com os seus integrantes de forma muito rápida e ampla por meio de aplicativos de conversa. Além disso, os modos de organização e mobilização apresentados pelas atividades desempenhadas pela juventude estudada apontaram caminhos importantes para as futuras práticas pedagógicas, uma vez que demonstraram a necessidade de consideração das mediações realizadas fora do âmbito escolar, de modo não formal, para o processo de desenvolvimento de conceitos, não apenas o de cidadania, enfatizado neste estudo, mas, sobretudo, para o desenvolvimento do conhecimento humano e para as necessárias transformações das condições materiais existentes.

Palavras-chave

Heterogeneidade criadora; Juventude; Ferramentas digitais; Cidadania.

 

The creative juvenile heterogeneity and the elaboration of their citizen condition with the support of digital tools

Abstract

This text, presented at the 15th National Meeting of Teaching Practices in Geography (ENPEG 2022), results from the research and analysis carried out during the doctorate of its author and addresses the heterogeneity that creates citizenship in the most recent youth political actions and mobilizations in Brazil, and that are supported by modern digital information and communication tools (ICTs). With the contribution of Historical-Cultural Theory and Critical Geography, as well as dialectical historical materialism pertinent both theoretical-methodological fields, this work is based on data obtained through semi-structured interviews (face-to-face and remote) and case study. Its purpose is to discuss, from a qualitative perspective, the mediations and educational processes carried out in the scope of the following mobilizations: the secondary school occupations that took place in Brazil in 2015 and 2016 - Grupo Ocupas, and in the youth actions organized by the youth of Heliópolis, in São Paulo, Observatório de Olho na Quebrada, especially in the activities they developed to mitigate the impacts caused by the social isolation imposed by the Covid-19 pandemic. The approaches and analyses carried out allowed the recognition of the widespread use of digital tools by youth and the close relationship between the use of these tools and the successes achieved by the actions. All the action strategies and future forms of organizing the struggles, in both groups of young people considered, were shared with their members very quickly and widely via chat apps. In addition, the ways of organizing and mobilizing presented by the activities performed by the youth studied pointed out important paths for future pedagogical practices, since they demonstrated the need to consider mediations carried out outside the school environment, in a non-formal way, for the process of developing concepts, not only that of citizenship, emphasized in this study, but, above all, for the development of human knowledge and for the necessary transformations of existing material conditions.

Keywords

Creative heterogeneity; Youth; Digital tools; Citizenship.

 

La heterogeneidad creadora juvenil y la elaboración de su condición ciudadana con el soporte de las herramientas digitales

Resumen

Ese texto, presentado en el 15º Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia (Encuentro Nacional de Prácticas de Enseñanza en Geografía - ENPEG 2022), resulta de las investigaciones y análisis realizados en el doctorado de su autor y aborda la heterogeneidad creadora de la ciudadanía presente en las acciones y movilizaciones políticas juveniles más recientes en Brasil, acciones estas respaldadas en las modernas herramientas digitales de información y comunicación (TICs). Con el aporte de la Teoría Histórico-Cultural y de la Geografía Crítica, así como del Materialismo Histórico-Dialéctico pertinente a ambos campos teórico-metodológicos, este trabajo está basado en los datos obtenidos por medio de entrevistas semiestructuradas (presenciales y remotas) y estudio de caso. Su propósito es discutir, bajo la perspectiva cualitativa, las mediaciones y processos educacionales realizados en el ámbito de las siguientes movilizaciones: ocupaciones secundaristas ocurridas en Brasil en 2015 y 2016 - "Grupo Ocupas" y en las acciones juveniles organizadas por la juventud de Heliópolis, en São Paulo - "Observatorio de Olho na Quebrada", especialmente en las actividades que desarrollaron para mitigar los impactos provocados por el aislamiento social impuesto por la pandemia de Covid-19. Los abordajes y análisis realizados permitieron el reconocimiento de la amplia utilización de las herramientas digitales por la juventud y la estrecha relación entre el uso de estas herramientas y los éxitos logrados por las acciones. Todas las estrategias de acción y las futuras formas de organización de las luchas, en ambos los grupos de jóvenes considerados se compartieron con sus integrantes de forma muy rápida y amplia por medio de aplicaciones de conversación. Además de eso, los modos de organización y movilización presentados por las actividades desempeñadas por la juventud estudiada señalaron caminos importantes para las futuras prácticas pedagógicas, una vez que demostraron la necesidad de consideración de las mediaciones realizadas fuera del ámbito escolar, de modo no formal, para el proceso de desarrollo de conceptos, no solamente el de ciudadanía, enfatizado en este estudio, sino, sobre todo, para el desarrollo del conocimiento humano y para las necesarias transformaciones de las condiciones materiales existentes.

Palabras clave

Heterogeneidad creadora; Juventud; Herramientas digitales; Ciudadanía.

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Biografia do Autor

Marcos Roberto Pavani, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2021) com tese sobre a atividade política da juventude e sua heterogeneidade criadora da cidadania. Mestre em ensino de Geografia pelo Programa de Organização do Espaço da Universidade Estadual Paulista (UNESP - 1998), por meio de estudos sobre recursos teatrais para a prática pedagógica. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia.também pela UNESP (1990) e em Artes Cênicas, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2005). Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Campus de Presidente Epitácio entre 2022 e 2024, onde lecionou Metodologia do Ensino de Geografia no curso de Pedagogia e Geografia nos cursos técnicos integrados. Também, no IFSP, atuou como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Política, Educação e Sociedade (GEEPS - CAPES) e do Comitê Lélia Gonzalez - Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero. Além disso, na UFSCar, participa como pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky (NEEVY - CAPES). Experiência como professor de Geografia na Unicamp (COTIL, até 09/2016), assim como Filosofia e Teatro em escolas públicas e privadas de nível médio do Estado de São Paulo, como na ETEC de Pirassununga, onde foi professor efetivo por 13 anos.Também possui experiência artística como ator e diretor teatral, atuando artisticamente nos grupos teatrais "Os Quinto" (Unicamp), "Angolas Doidas" (Liceu), "Sítio do Jeca" e "Os Marias", com os quais encenou espetáculos e circulou por todo o país, participando de festivais e mostras de teatro. As pesquisas desenvolvidas, tanto na área educacional quanto teatral, apresentam como elementos fundamentais o aprofundamento metodológico e a elaboração de recursos e instrumentos para a prática pedagógica e artística, nos diversos níveis e espaços de ensino, formais e não formais.

Maria Aparecida Mello, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular/Sênior da Universidade Federal de São Carlos credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, ambos do Centro de Educação e Ciências Humanas-CECH/UFSCar. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY, desde 2003. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos; Mestrado em Educação Especial pela UFSCar; Graduação em Pedagogia pela UFSCar; Graduação em Educação Física pela Fundação Educacional São Carlos - Escola de Educação Física de São Carlos. Tem experiência como professora e pesquisadora na área de Educação nos diferentes níveis da Educação Básica e Superior. Desenvolve pesquisas que enfatizam a área de Educação Infantil - Escolar, focalizando temas relativos à: aprendizagem e desenvolvimento da criança; desenvolvimento cultural humano; atividade de brincadeira e jogos de papéis sociais na escola; atividade de movimento; consumismo na infância, tecnologias, neurociência e educação; desenvolvimento das funções psíquicas superiores, avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, entre outros. Orientou vários projetos de iniciação científica financiados pela FAPESP e PIBIC. 

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Publicado

22/02/2025

Como Citar

Pavani, M. R., & Mello, M. A. (2025). A heterogeneidade criadora juvenil e a elaboração de sua condição cidadã com o suporte das ferramentas digitais. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–22. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1409

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