A ÁFRICA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA:
uma experiência de pesquisa participante em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.720Abstract
O presente trabalho em andamento tem como objetivo principal discutir o ensino da temática África e diáspora africana na Geografia, em específico no campo da formação docente. Trata- se de uma pesquisa participante de caráter exploratório e qualitativo, resultante de observações referentes ao estágio docência na disciplina “Tópicos em Geografia Humana: Geografia da África” ofertada pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás. A construção do trabalho se dá por meio de referenciais bibliográficos no âmbito dos estudos sobre currículo, relações raciais e Geografia da África, bem como a análise de ementas, planos de ensino e observações em sala de aula. Tomando como base as metodologias e inferências no decorrer da pesquisa, compreendemos ser necessário um maior respeito as pautas relacionadas à África e relações raciais na Geografia, rompendo dessa maneira com a percepção eurocêntrica/colonial que por vezes invisibiliza a temática das africanidades na ciência geográfica, ciência esta que apresenta inúmeras potencialidades de abordagens sobre a temática em questão.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Geografia da África, Relações Raciais
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).