O cenário das pesquisas acadêmicas referentes ao ensino de cidade no âmbito da Geografia escolar brasileira
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1369Palabras clave:
Ensino de cidade, Geografia Escolar, Teses e dissertaçõesResumen
El texto tiene como propósito presentar, con base en un estado del arte, la trayectoria y las temáticas específicas de las producciones académicas que versan sobre enseñanza de ciudad en el ámbito de la geografía escolar, producidas entre los años 2002 a 2021. Para tanto, se realizó el levantamiento bibliográfico de tesis y disertaciones en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD, en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Capes y en repositorios de Programas de Posgrado Stricto Sensu en Geografía, en Brasil. Con la búsqueda basada en los criterios establecidos, fueron seleccionados un total 20 trabajos (16 disertaciones y 04 tesis), cuyos títulos hacen mención a la enseñanza de ciudad. Las informaciones fueran organizadas y analizadas sobre la base del método de análisis de contenido de Bardin (1977). Entre los principales resultados, el estudio indica un número incipiente de tesis y disertaciones sobre la temática. Estos trabajos han sido producidos predominantemente en la región Centro-Oeste y Sur, destacando la UFG de Goiânia - GO y la UFRGS de Porto Alegre – RS. En cuanto a la clasificación de las investigaciones en focos temáticos, se evidenció el predominio de las categorías representaciones espaciales de ciudad, saberes y prácticas docentes y propuestas metodológicas.
Descargas
Citas
ALELAF, Alice Silva C. Tecnologia digital e o ensino sobre a cidade de Floriano – PI. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2021.
BADO, Sandra Regina de Lima. Desafios da Geografia: a cidade como conteúdo escolar no ensino médio. 2009. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Paris: Robert Laffont, 1977.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. MEC/Secretaria de Educação Básica. Brasília: ,2018, 600p. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20 set. 2023.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 4 de abril de 2013. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2013/lei-12796-4-abril-2013-775628publicacaooriginal-139375-pl.html. Acesso em: 10 jul. 2023.
BUSSOLOTTO, Leandro. Da percepção à representação: O ensino de Geografia a partir dos olhares sobre a cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
CALLAI, H. C.; CASTELLAR, S. V.; CAVALCANTI, L S. Tendências da pesquisa sobre o ensino de cidade na Geografia e suas contribuições para a prática docente. In: ALMEIDA, M. G.; OLIVEIRA, K. A. T. de; ARRAIS, T. A. Metrópoles: teoria e pesquisa sobre a dinâmica metropolitana. Goiânia: Cânone Editorial, 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade ensinada e a cidade vivida: encontros e reflexões no ensino de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Temas da Geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia. Goiânia, v. 36, n. 3, p. 399-419. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/44546. Acesso em: 2 de jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/bgg.v36i3.44546
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A alfa Comunicação, 2019.
CISTERNAS, Nataly Andrea Pérez. O conceito de cidade em Geografia nos livros didáticos do Chile e do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
CRISTAN, Patrícia. A prática espacial cotidiana na cidade e prática pedagógica no ensino de Geografia. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
COLETTI, Flavia C. A cidade e seu potencial educativo: a relação entre o cotidiano e conhecimento científico no ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2019.
CORTINHAS, Thaynara; PEZZATO, João Pedro. As imagens nas pesquisas de Geografia. In: VEIGA, Léia Aparecida. et al (org.). Tendências da pesquisa em Geografia: Epistemologia e ensino de Geografia. Londrina: Edição Ramo Guerini Cândido, 2020.
DIAS, Fábio Ferreira. Alunos e Professores no Centro de Porto Alegre: O movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
FARIAS, Ricardo Chaves. Trabalho de campo em unidade territorial de aprendizagem: Possibilidade para o ensino de cidade na geografia escolar. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo. Inovações pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). Tese (Doutorado em Educação) Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
FERREIRA, Afonso Vieira. Educação geográfica e o ensino de cidade: Reflexões à luz da base nacional comum curricular (BNCC). Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Tocantins, Porto Nacional, 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v.23, n.79, 2002. p.257-272. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
FONSECA, Ricardo Lopes. O Estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia publicadas em periódicos nacionais: perspectivas e tendências. Caderno de Geografia. Minas Gerais, v. 29, n. 59, p. 1201-1232. 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/20922/15927. Acesso em: 5 de set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2019v29n59p1201
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber livro, 2005.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217666812016000300534&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 9 de set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353
GALLO, Sandra. Cidade e ensino de geografia: Contribuição a uma educação da e para a cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2008.
HERECHUK, Talita Rondam. Identidades Fragmentadas: A cidade de Alvorada/RS nas aulas de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LUZ, Adsson José R. Geografia escolar e cidade: A potencialidade da linguagem cinematográfica no processo de formação cidadã. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
NASCIMENTO, David Allyson da S. A linguagem fotográfica no ensino
de Geografia: uma sequência didática para o estudo da cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
NEVES, Karina Fernanda Travagim Viturino. Os trabalhos de campo no ensino da geografia: reflexões sobre a prática docente na educação básica. Ilhéus: Editus, 2015.
NUNES, Keila Alvez de C. As geotecnologias no ensino de Geografia: O uso do google earth nos processos de ensino-aprendizagem sobre a cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
PEREIRA, Zuzy dos Reis. Os conteúdos escolares sobre a cidade e o urbano: Desafios das práticas do professor de Geografia à construção da cidadania. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
PINHEIRO, Antônio C. O ensino de Geografia no Brasil: catálogo de dissertações e teses (1967-2003). Goiânia: Editora Vieira, 2005.
PIRES, Lucineide M. Políticas educacionais e curriculares para o ensino e a formação de professores de Geografia: um olhar sobre a produção acadêmica. ROSA, Cláudia do C.; BORBA, Odiones de Fátima; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro L. (Org.). Formação de professores e ensino de Geografia: Contextos e perspectivas. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020.
PORTELA, Mugiany Oliveira B. O Ensino de Geografia sobre Cidade na Educação Básica: conhecimentos geográficos de jovens universitários em Teresina - PI. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo“Estado da Arte” em Educação. Revista diálogo educacional. Curitiba, v.6, n.19, p. 37 50, set./dez. 2006.
SÁ, Cláudio Henrique Ribeiro de. O Bairro e a Cidade: o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.
SILVA, Eunice Isaias. A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: Charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
SILVA, Tailson Francisco Soares. Representação social de cidade por alunos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.
SIQUEIRA, Santiago Alves de. A Cidade, o Urbano e a Geografia Escolar: reflexões a partir de práticas pedagógicas no ensino fundamental de Florianópolis - SC. Dissertação (Mestrado em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia. universidade Federal de Santa Catariana, Florianópolis, 2012.
TARDIF. Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar. São Paulo. Difel. 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).