O cenário das pesquisas acadêmicas referentes ao ensino de cidade no âmbito da Geografia escolar brasileira

Auteurs-es

  • Daniel de Sousa Bueno Universidade Federal do Piauí | Secretaria de Educação do Estado do Tocantins
  • Mugiany Oliveira Brito Portela Universidade Federal do Piauí

DOI :

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1369

Mots-clés :

Ensino de cidade, Geografia Escolar, Teses e dissertações

Résumé

O texto tem como propósito apresentar, com base em um estado da arte, a trajetória e as temáticas específicas das produções acadêmicas que versam sobre ensino de cidade no âmbito da Geografia escolar, produzidas entre os anos de 2002 a 2021. Para tanto, realizou-se o levantamento bibliográfico de teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e em repositórios de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia, no Brasil. Com base nos critérios estabelecidos, utilizando as palavras-chave “cidade” e “ensino de Geografia”, e restringindo a busca aos Programas de Pós-Graduação em Geografia, foram selecionados um total de 20 trabalhos (16 dissertações e 04 teses), cujos títulos fazem menção ao ensino de cidade. As informações foram organizadas e analisadas com base no método de análise de conteúdo, de Bardin. Dentre os principais resultados, o estudo indica um número incipiente de teses e dissertações sobre a temática. Esses trabalhos têm sido produzidos predominantemente na região Centro-Oeste e Sul, com destaque para a UFG de Goiânia - GO e a UFRGS de Porto Alegre - RS. Quanto à classificação das pesquisas em focos temáticos, evidenciou-se o predomínio das categorias representações espaciais de cidade, saberes e práticas docentes e propostas metodológicas. 

Palavras-chave

Ensino de cidade; Geografia escolar; Teses e dissertações.

 

The scenario of academic researches referring to the teaching of city in the scope of Brazilian school Geography

Abstract

The text aims to show, based on a state of the art, the trajectory and specific themes of academic productions that deal with city teaching within the scope of Geography school, produced between the years 2002 and 2021. Therefore, a bibliographical survey of theses and dissertations was made in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, in the Capes Catalog of Theses and Dissertations and in repositories of Stricto Sensu Postgraduate Programs in Geography, in Brazil. Based on the established standards, using the keywords “city” and “teaching Geography”, and restricting the search to Graduate Programs in Geography, a total of 20 works were selected (16 dissertations and 04 theses), whose titles mention the city teaching. The informations were organized and analyzed based on Bardin's content analysis method. Among the main results, the study indicates an incipient number of theses and dissertations about the topic. These works have been produced predominantly in the Central-West and South regions, with emphasis on the UFG of Goiânia - GO and the UFRGS of Porto Alegre - RS. In relation to the classification of research into topic focus, the predominance of the space categories representations of the city was noted concomitantly with the teaching knowledge, teaching practices and methodological proposals.

Keywords

City teaching; School Geography; Theses and dissertations.

 

El escenario de las investigaciones académicas referentes a la enseñanza de ciudad en el ámbito de la Geografía escolar brasileña

Resumen

El texto tiene como propósito presentar, con base en un estado del arte, la trayectoria y las temáticas específicas de las producciones académicas que versan sobre enseñanza de ciudad en el ámbito de la geografía escolar, producidas entre los años 2002 a 2021. Para tanto, se realizó el levantamiento bibliográfico de tesis y disertaciones en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD, en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Capes y en repositorios de Programas de Posgrado Stricto Sensu en Geografía, en Brasil. Con base en los criterios establecidos, utilizando las palabras clave “ciudad” y “enseñanza de la Geografía”, y restringiendo la búsqueda a los Programas de Posgrado en Geografía, fueron seleccionados un total de 20 trabajos (16 disertaciones y 04 tesis), cuyos títulos hacen mención a la enseñanza de ciudad. Las informaciones fueran organizadas y analizadas sobre la base del método de análisis de contenido de Bardin. Entre los principales resultados, el estudio indica un número incipiente de tesis y disertaciones sobre la temática. Estos trabajos han sido producidos predominantemente en la región Centro-Oeste y Sur, destacando la UFG de Goiânia - GO y la UFRGS de Porto Alegre – RS. En cuanto a la clasificación de las investigaciones en focos temáticos, se evidenció el predominio de las categorías representaciones espaciales de ciudad, saberes y prácticas docentes y propuestas metodológicas.

Palabras clave

Enseñanza de ciudad; Geografía escolar; tesis y disertaciones.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALELAF, Alice Silva C. Tecnologia digital e o ensino sobre a cidade de Floriano – PI. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2021.

BADO, Sandra Regina de Lima. Desafios da Geografia: a cidade como conteúdo escolar no ensino médio. 2009. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Paris: Robert Laffont, 1977.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. MEC/Secretaria de Educação Básica. Brasília: ,2018, 600p. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 4 de abril de 2013. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2013/lei-12796-4-abril-2013-775628publicacaooriginal-139375-pl.html. Acesso em: 10 jul. 2023.

BUSSOLOTTO, Leandro. Da percepção à representação: O ensino de Geografia a partir dos olhares sobre a cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

CALLAI, H. C.; CASTELLAR, S. V.; CAVALCANTI, L S. Tendências da pesquisa sobre o ensino de cidade na Geografia e suas contribuições para a prática docente. In: ALMEIDA, M. G.; OLIVEIRA, K. A. T. de; ARRAIS, T. A. Metrópoles: teoria e pesquisa sobre a dinâmica metropolitana. Goiânia: Cânone Editorial, 2012.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade ensinada e a cidade vivida: encontros e reflexões no ensino de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Temas da Geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia. Goiânia, v. 36, n. 3, p. 399-419. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/44546. Acesso em: 2 de jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/bgg.v36i3.44546

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A alfa Comunicação, 2019.

CISTERNAS, Nataly Andrea Pérez. O conceito de cidade em Geografia nos livros didáticos do Chile e do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

CRISTAN, Patrícia. A prática espacial cotidiana na cidade e prática pedagógica no ensino de Geografia. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

COLETTI, Flavia C. A cidade e seu potencial educativo: a relação entre o cotidiano e conhecimento científico no ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2019.

CORTINHAS, Thaynara; PEZZATO, João Pedro. As imagens nas pesquisas de Geografia. In: VEIGA, Léia Aparecida. et al (org.). Tendências da pesquisa em Geografia: Epistemologia e ensino de Geografia. Londrina: Edição Ramo Guerini Cândido, 2020.

DIAS, Fábio Ferreira. Alunos e Professores no Centro de Porto Alegre: O movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

FARIAS, Ricardo Chaves. Trabalho de campo em unidade territorial de aprendizagem: Possibilidade para o ensino de cidade na geografia escolar. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo. Inovações pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). Tese (Doutorado em Educação) Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

FERREIRA, Afonso Vieira. Educação geográfica e o ensino de cidade: Reflexões à luz da base nacional comum curricular (BNCC). Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Tocantins, Porto Nacional, 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v.23, n.79, 2002. p.257-272. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

FONSECA, Ricardo Lopes. O Estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia publicadas em periódicos nacionais: perspectivas e tendências. Caderno de Geografia. Minas Gerais, v. 29, n. 59, p. 1201-1232. 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/20922/15927. Acesso em: 5 de set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2019v29n59p1201

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber livro, 2005.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217666812016000300534&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 9 de set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

GALLO, Sandra. Cidade e ensino de geografia: Contribuição a uma educação da e para a cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2008.

HERECHUK, Talita Rondam. Identidades Fragmentadas: A cidade de Alvorada/RS nas aulas de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LUZ, Adsson José R. Geografia escolar e cidade: A potencialidade da linguagem cinematográfica no processo de formação cidadã. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

NASCIMENTO, David Allyson da S. A linguagem fotográfica no ensino

de Geografia: uma sequência didática para o estudo da cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

NEVES, Karina Fernanda Travagim Viturino. Os trabalhos de campo no ensino da geografia: reflexões sobre a prática docente na educação básica. Ilhéus: Editus, 2015.

NUNES, Keila Alvez de C. As geotecnologias no ensino de Geografia: O uso do google earth nos processos de ensino-aprendizagem sobre a cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

PEREIRA, Zuzy dos Reis. Os conteúdos escolares sobre a cidade e o urbano: Desafios das práticas do professor de Geografia à construção da cidadania. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

PINHEIRO, Antônio C. O ensino de Geografia no Brasil: catálogo de dissertações e teses (1967-2003). Goiânia: Editora Vieira, 2005.

PIRES, Lucineide M. Políticas educacionais e curriculares para o ensino e a formação de professores de Geografia: um olhar sobre a produção acadêmica. ROSA, Cláudia do C.; BORBA, Odiones de Fátima; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro L. (Org.). Formação de professores e ensino de Geografia: Contextos e perspectivas. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020.

PORTELA, Mugiany Oliveira B. O Ensino de Geografia sobre Cidade na Educação Básica: conhecimentos geográficos de jovens universitários em Teresina - PI. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo“Estado da Arte” em Educação. Revista diálogo educacional. Curitiba, v.6, n.19, p. 37 50, set./dez. 2006.

SÁ, Cláudio Henrique Ribeiro de. O Bairro e a Cidade: o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.

SILVA, Eunice Isaias. A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: Charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

SILVA, Tailson Francisco Soares. Representação social de cidade por alunos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.

SIQUEIRA, Santiago Alves de. A Cidade, o Urbano e a Geografia Escolar: reflexões a partir de práticas pedagógicas no ensino fundamental de Florianópolis - SC. Dissertação (Mestrado em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia. universidade Federal de Santa Catariana, Florianópolis, 2012.

TARDIF. Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar. São Paulo. Difel. 1983.

Téléchargements

Publié-e

2025-05-19

Comment citer

Bueno, D. de S., & Portela, M. O. B. (2025). O cenário das pesquisas acadêmicas referentes ao ensino de cidade no âmbito da Geografia escolar brasileira. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–34. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1369