ABORDAGENS DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA DE GOIÁS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AULAS DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Geografia Regional, Geografia de Goiás, Ensino, AprendizagemResumo
Neste artigo apresenta-se uma proposta para abordagem da Geografia Regional no ensino de Geografia, tendo como foco o conteúdo de Geografia de Goiás. Entende-se que o estudo de Geografia ganha corpo e significado ao considerar o espaço geográfico efetivamente reconhecido e vivenciado pelo aluno em seu cotidiano. O estudo foi realizado a partir de revisão bibliográfica sobre o tema e está organizado em duas partes. Na primeira, estruturam-se alguns direcionamentos teóricos sobre o conteúdo e, na segunda, desenvolve-se uma reflexão sobre como conteúdos específicos da Geografia de Goiás podem apoiar no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Um dos caminhos indicados foi integrar o ensino de Geografia de Goiás à construção de conceitos e compreensão de processos gerais da Geografia, permitindo aos alunos não apenas conhecer o seu espaço, mas compreender de forma crítica e reflexiva o processo de produção espacial.
Palavras-chave
Geografia regional, Geografia de Goiás, Ensino, Aprendizagem.
ENFOQUES DEL CONTENIDO DE GEOGRAFÍA DE GOIÁS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE EN GEOGRAFÍA
Resumen
En este trabajo se presenta una propuesta para abordar la Geografía Regional en la enseñanza de la geografía, centrándose en el contenido de Geografía de Goiás. Se entiende que el estudio del Geografía adquiere especial importancia cuando se considera el espacio geográfico reconocido y experimentado por los estudiantes en su vida cotidiana. El estudio se realizó a partir de revisión de la literatura sobre el tema y se organiza en dos partes. Al principio, se realizan algunos apuntes teóricos sobre el contenido. En el segundo, se desarrolla una reflexión sobre la forma en que el contenido específico de Geografía de Goiás puede apoyar el proceso de enseñanza y aprendizaje en Geografía. Una de las maneras indicadas es la integración de la enseñanza de la Geografía de Goiás para la construcción de conceptos y la comprensión de los procesos generales de la Geografía, permitiendo a los estudiantes no sólo conocer a su espacio, pero compreender de manera crítica y reflexiva el proceso de producción del espacio.
Keywords
Geografía regional, Geografía de Goiás, Enseñanza, Aprendizaje.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).