A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PRÁTICA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Geografia Física. Ciclo da Água. Aprendizagem Significativa. Interdisciplinaridade.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância de se trabalhar a Educação Ambiental na Educação Básica a partir da elaboração de histórias em quadrinhos. A Educação Ambiental é um tema inserido transversalmente dentro dos currículos escolares, o qual educadores e educandos devem abordar de maneira integrada, observando-o no âmbito da interdisciplinaridade, como uma oportunidade que contribua para a construção do conhecimento de maneira global. Nesta perspectiva, é imprescindível a postura didático-pedagógica do professor, enquanto agente facilitador desse processo, planejando atividades que possibilitem articulação entre as disciplinas para alcançar resultados que permitam uma aprendizagem significativa. Partindo desses pressupostos, tem-se, na elaboração de histórias em quadrinhos a partir de um dado tema gerador, um meio interessante de se ampliar as formas de aprendizado e de exploração de diversas possibilidades do imaginário dos alunos, de sua capacidade artística, criativa, entre outras. O resultado da culminância deste trabalho se apresenta de forma lúdica por meio de uma história em quadrinhos inédita que alunos do Ensino Médio elaboraram, aplicando conhecimentos obtidos durante as aulas acerca da água, elemento fundamental à manutenção da biosfera terrestre.
Palavras-chave
Geografia Física. Educação geográfica. Ciclo da água. Aprendizagem significativa. Interdisciplinaridade.
COMIC BOOKS CONSTRUCTION AS A TEACHING PRACTICE TO ENVIRONMENTAL EDUCATION
Abstract
This paper aims to present the importance of working Environmental Education in Basic Education from the elaboration of comic books. Environmental Education is a theme inserted transversally within the school curricula, which educators and learners must approach in an integrated way, observing it within the scope of interdisciplinarity, as an opportunity that contributes to the construction of knowledge in a global way. In this perspective, it is essential the didactic-pedagogical posture of the teacher as facilitator of this process, planning activities that enable articulation between the disciplines to achieve results that allow meaningful learning. Based on these assumptions, there is, in the elaboration of comic books from a given generating theme, an interesting way of expanding the ways of learning and exploring the various possibilities of the students’ imaginary, their artistic and creative capacity, among others. The result of the culmination of this work presents itself in a playful way through an unpublished comic book that students of the High School elaborated, applying knowledge obtained during the lessons about the water, fundamental element to the maintenance of terrestrial biosphere.
Keywords
Physical Geography, Geographical education, Water cicle, Meaningful learning, Interdisciplinarity.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).