Unidade territorial de aprendizagem

o território simbólico de estudantes no espaço geográfico mobilizado pela escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1191

Palavras-chave:

Território, Escola, Aprendizagem, Geografia Escolar, Unidade Territorial de Aprendizagem

Resumo

O território é um conceito importante para a Geografia, pois além da abstração teórica, possui materialidade a partir das disputas pelo poder entre os diferentes sujeitos no espaço. Nesse contexto, também estão inseridos a escola e sua comunidade. Fato que possibilita identificar a potencialidade desse conceito para a educação geográfica. Assim nasce a proposta de Unidade Territorial de Aprendizagem enquanto território de empoderamento na Geografia Escolar, uma vez que permite ao estudante compreender-se como sujeito no mundo com potencial de transformação. O texto foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica com a seleção qualitativa de referências que versam a respeito do Espaço Geográfico, Território, Geografias das Infâncias e Juventudes e Cartografia Colaborativa. Compreende ainda que os territórios escolares já existem, embora necessitem do reconhecimento para a provocação didático-pedagógica que favoreça aos estudantes da educação básica, a geografização da espacialidade existente e percepção do sentido global de lugar. Desse modo, as relações de poder territorializam os espaços próximos das unidades escolares e estes, podem servir de referência à condução dos conhecimentos cotidianos aos conhecimentos científicos próprios da Geografia, o que possibilita enxergar o invisível no que se apresenta materialmente perceptível nos espaços banais do território usado.

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Biografia do Autor

Ricardo Chaves de Farias, Universidade de Brasília

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em Gestão Territorial e Ambiental com ênfase em Geografia Escolar. Licenciado em Geografia em instituição privada como bolsista do PROUNI. Atualmente é professor de Geografia na rede privada de ensino do Distrito Federal e integra o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília - GEAF/UnB. Tem experiência na área de Educação em Geografia.

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília

Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Geografia, no processo de formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao ensino/aprendizagem desse campo disciplinar, nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados a "Identidade, Território e Paisagem" no contexto da Região Centro - Oeste e do Distrito Federal e "Educação em Geografia" em nível do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (LEPEGEO) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Possui significativa experiência em trabalhos referentes à Gestão ambiental de Terras Indígenas e Educação Ambiental. Técnica Especializada Nível 5 no Ministério do Meio Ambiente, na modalidade de contrato temporário, com exercício no Programa de Zoneamento Ecológico - Econômico do Território Nacional/PZEE (2003-2007), Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente/SINIMA (2007-2008) e Programa Nacional de Meio Ambiente/PNMA (2007-2010).

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Publicado

02/04/2023

Como Citar

Farias, R. C. de, & Leite, C. M. C. (2023). Unidade territorial de aprendizagem: o território simbólico de estudantes no espaço geográfico mobilizado pela escola. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–25. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1191

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