THEATER AND GEOGRAPHY IN HIGH SCHOOL EDUCATION

BREAKING CONTINENTS AND RESIGNIFYING TERRITORIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1291

Keywords:

Geografia, Teatro, Ensino Médio, Continentes, Cultura

Abstract

This work deals with a teaching initiation project in a first-year high school class at a Technical School in the municipality of Santa Maria - RS, with geographic content based on the theme “Theater and Geography: artistic and geographical discoveries in the six continents ”. The objectives consisted of systematizing didactic activities that would allow for intensive dialogue, exchange of experiences and promote the simultaneous acquisition of knowledge in the field of Art and Geography in a meaningful and stimulating way for students. The methodology developed from artistic experience, evaluation and decoding. As a result, it was possible to expand the students' vision beyond geography, creating relationships with literature, cinema, history and sociology, from the Theater, thus providing opportunities for learning in a different and fun way.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Russo Costa do Bomfim, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Biomedicina Estética. Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Foi professor da Anhanguera Educacional campus Limeira e campus Rio Claro. Atualmente exerce a função de Coordenador dos Cursos de Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Hemoterapia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. Atua principalmente em: laser de baixa e alta potência, modelos experimentais de artrite, cultura de células, células ósseas, imunocitoquímica, morfologia e análises moleculares com ênfase em expressão gênica e proteica. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN).

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal da Bahia

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Graduanda no curso de Letras - Português e Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - Atual). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduanda em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - Atual). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

References

ABIB, P. R. J. Culturas Populares, Educação e Descolonização. Revista Educação em Questão. Salvador, n. 54, p. 01-20, 2019.

ALVES, L. Brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena em Poço Redondo. 2021. 67f. Monografia - UniAGES – Licenciatura em Educação Física, Paripiranga (SE), 2021.

ALVES, R. Conversas sobre educação. Verus Editora, 2003

BARBOSA, A. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva. Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991, 134 p.

BARBOSA, A. O dilema das Artes no Ensino Médio no Brasil. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 9-16, 2017.

BOAL, A.; O Arco Íris do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

BOAL, A. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

CLAVAL, P. A volta do cultural na Geografia. Mercator, v. 1, n. 1, 2002

CORRÊA, R.L. & ROSENDAHL. Geografia Cultural: Um século (1). Rio de Janeiro: 2000.

FIGUEIREDO, R. Experimentos teatrais na educação infantil: (Re) pensando a formação inicial do professor. Pedagogia do Teatro: Práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 2013.

HORN, L.; PEREIRA, D de M. “Papéis” de gênero, homossexualidade e escola: possíveis diálogos entre educação e estudos de gênero. Revista Sociais e Humanas. UFSM, v. 30, n. 02, 2017.

LÔBO, J. A arte e os múltiplos diálogos: um olhar Interdisciplinar. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, 2020.

Published

2023-10-05

How to Cite

Bomfim, F. R. C. do, & Sanches, M. J. P. (2023). THEATER AND GEOGRAPHY IN HIGH SCHOOL EDUCATION: BREAKING CONTINENTS AND RESIGNIFYING TERRITORIES. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–16. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1291

Similar Articles

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.