Didáticas específicas e Didática intercultural

subsídios para compreensão do espaço geográfico no ensino de Geografia

Autores

  • Izabelle de Cássia Chaves Galvão Universidade Federal de Goiás
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1342

Palavras-chave:

Didática Crítica Intercultural, Didática Específica, Ensino de Geografia

Resumo

No ensino de Geografia, existem muitos debates em torno de suas singularidades, multiplicidades de temas e conteúdos da área do conhecimento; sabendo disso, buscamos na Didática Crítica Intercultural uma análise que permita entender o espaço geográfico considerando suas múltiplas escalas de análise, desde o local até o global. Consideramos também a práxis enquanto referência para essa reflexão. Para isso, tem-se como objetivo refletir as potencialidades do ensino de Geografia por meio da Didática Crítica Intercultural para buscar entender as multiescalaridades presentes no espaço geográfico. Utilizaremos a metodologia qualitativa de análise e procedimentos metodológicos de levantamento bibliográfico a respeito dos temas. Temos como referência os trabalhos e estudos desenvolvidos por Candau (2001, 2012, 2021), Pimenta (2018) e Cavalcanti (2020). Acreditamos que seja possível entender as dinâmicas do espaço geográfico considerando os componentes dele e suas interações com o todo. Concluímos que a Didática Crítica Intercultural permite a reflexão sobre as diferentes culturas presentes no espaço geográfico, bem como a compreensão dos impactos da globalização e das interconexões entre as diversas regiões do globo, assim se percebe que o conhecimento geográfico é constituído de diversas perspectivas e experiências culturais.

Palavras-chave

Didática crítica intercultural, Didática específica, Ensino de Geografia. 

 

Specific Didactics an intercultural Didactics: aids for understanding geographical areas in Geography teaching

Abstract

This article aims to analyze the potential of photographic images present in geography textbooks for the early years of the elementary school to work on the concept of place, considering that, among others, this is one of the core concepts in school geographic education, especially in this first stage. For this purpose, four sets of photographs we analyzed photographs present in geography textbooks of the 1st and 2nd year of the Apis collection, approved in the National Book and Didactic Material Program (PNLD) of 2019 and which is used in municipal schools of Dourados-MS identifying limits and possibilities to work with this concept from them. Photographs that appeared in units and chapters whose objective were to work on the concept of place were selected. From this, we observe that the photographs appear as a way of illustrating the theme, confirming the written text and exemplifying what is being addressed about place, and that understanding of the place from them can be limited to its physical character, as a point to be located on the space and on the map. Therefore, it was identified the need to problematize these photographs present in the school context in order to promote discussions about the place, understanding them as creators of geographical thoughts and imaginations.

Keywords

Photographs, Didactic books, Early years, Concept of place.

 

Didácticas específicas y Didáctica intercultural: subsidios para la comprensión del espacio geográfico en la enseñanza de Geografía

Resumen

En la enseñanza de Geografía, existen muchos debates en torno a sus singularidades, multiplicidades de temas y contenidos del área del conocimiento; sabiendo esto, buscamos en la Didáctica Crítica Intercultural un análisis que permita entender el espacio geográfico considerando sus múltiples escalas de análisis, desde lo local hasta lo global. Consideramos también la praxis como referencia para esta reflexión. Para ello, se tiene como objetivo reflexionar sobre las potencialidades de la enseñanza de Geografía a través de la Didáctica Crítica Intercultural para buscar entender las multiescalaridades presentes en el espacio geográfico. Utilizaremos la metodología cualitativa de análisis y procedimientos metodológicos de revisión bibliográfica sobre los temas. Tenemos como referencia los trabajos y estudios desarrollados por Candau (2001, 2012, 2021), Pimenta (2018) y Cavalcanti (2020). Creemos que es posible entender las dinámicas del espacio geográfico considerando sus componentes y sus interacciones con el todo. Concluimos que la Didáctica Crítica Intercultural permite la reflexión sobre las diferentes culturas presentes en el espacio geográfico, así como la comprensión de los impactos de la globalización y de las interconexiones entre las diversas regiones del mundo, así se percibe que el conocimiento geográfico está constituido por diversas perspectivas y experiencias culturales.

Palabras clave

Didáctica crítica intercultural, Didáctica específica, Enseñanza de Geografía.

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Biografia do Autor

Izabelle de Cássia Chaves Galvão, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (PPGEO-UFG). Mestra em Geografia (PPGeo-UFG). Graduada em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA-UFG). Professora da Educação Básica em Goiânia - Goiás. Tem experiência na área de Ensino dos Componentes Físico-naturais da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Climatologia, Ensino do Componente físico-natural Clima, Estratégias de Ensinagem e Ensino de Geografia Física nos Anos Iniciais.

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq. Membro da Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED. Vice-presidente da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ANDIPE (2023-). Representante da Região Centro-Oeste da ANDIPE (2021-2022). Membro da Diretoria da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (Acordo de Cooperação Internacional com 17 instituições) 2012-atual. Presidente RIEC Brasil (2022-). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES). Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT. Atua com as temáticas: Educação, Formação de Professores, Didática, Estágio curricular supervisionado, Complexidade, Transdisciplinaridade. 

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Publicado

15/07/2024

Como Citar

Chaves Galvão, I. de C., & Rosa Suanno, M. V. (2024). Didáticas específicas e Didática intercultural: subsídios para compreensão do espaço geográfico no ensino de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–19. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1342

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