Agroecologia, Geografia e permacultura:
experiências na Horta Escolar Sidney Bueno
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1434Palavras-chave:
Geografia Escolar, Sustentabilidade, Meio Ambiente, PaisagemResumo
O projeto Horta Escolar Sidney Bueno, realizado na Escola Municipal São Paulo, no Rio de Janeiro, entre 2022 e 2023, teve como objetivo principal criar uma horta com base nos princípios da agroecologia e permacultura. Integrando conceitos de geografia escolar, como a leitura da paisagem, e conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, o projeto buscou desenvolver a compreensão das interações entre espaço, sociedade e natureza. A abordagem holística da permacultura, especialmente a leitura da paisagem, foi fundamental para identificar as potencialidades e limitações do ambiente escolar e planejar soluções sustentáveis. A participação dos estudantes na observação e interação com os elementos da paisagem promoveu a alfabetização cartográfica e estimulou a autonomia. Além disso, o projeto destacou a importância da permacultura como uma filosofia de cultura permanente, enfatizando o cuidado com a Terra, com as pessoas e com o futuro, em resposta aos desafios das mudanças climáticas. Assim, a educação ambiental baseada na permacultura e na agroecologia proporcionou uma abordagem integral e socialmente relevante para os alunos.
Palavras-chave
Geografia Escolar; Sustentabilidade; Meio Ambiente; Paisagem.
Agroecology, Geography and permaculture: experiences in the School Garden Sidney Bueno
Abstract
The project Horta Escolar Sidney Bueno carried out at Municipal School São Paulo, in Rio de Janeiro, between 2022 and 2023, aimed to create a garden based on the principles of agroecology and permaculture. Integrating concepts from school geography, such as landscape reading, and curriculum content related to the environment and sustainability, the project sought to develop an understanding of the interactions between space, society, and nature. The holistic approach of permaculture, especially landscape reading, was essential for identifying the potentials and limitations of the school environment and planning sustainable solutions. Student involvement in observing and interacting with landscape elements promoted cartographic literacy and stimulated autonomy. Additionally, the project emphasized the importance of permaculture as a philosophy of permanent culture, emphasizing care for the Earth, for people, and for the future, in response to the challenges of climate change. Thus, environmental education based on permaculture and agroecology provided a comprehensive and socially relevant approach for students.
Keywords
School Geography; Sustainability; Environment; Landscape.
Agroecología, Geografía y permacultura: experiencias en el Huerto Escolar Sidney Bueno
Resumen
El proyecto Horta Escolar Sidney Bueno realizado en la Escuela Municipal São Paulo, en Río de Janeiro, entre 2022 y 2023, tuvo como objetivo principal crear un huerto basado en los principios de la agroecología y la permacultura. Integrando conceptos de geografía escolar, como la lectura del paisaje, y contenidos curriculares relacionados con el medio ambiente y la sostenibilidad, el proyecto buscó desarrollar la comprensión de las interacciones entre espacio, sociedad y naturaleza. El enfoque holístico de la permacultura, especialmente la lectura del paisaje, fue fundamental para identificar las potencialidades y limitaciones del entorno escolar y planificar soluciones sostenibles. La participación de los estudiantes en la observación e interacción con los elementos del paisaje promovió la alfabetización cartográfica y estimuló la autonomía. Además, el proyecto destacó la importancia de la permacultura como una filosofía de cultura permanente, enfatizando el cuidado de la Tierra, de las personas y del futuro, en respuesta a los desafíos del cambio climático. Así, la educación ambiental basada en la permacultura y la agroecología proporcionó un enfoque integral y socialmente relevante para los alumnos.
Palabras clave
Geografía Escolar; Sostenibilidad; Medio Ambiente; Paisaje.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Luyanne; BARROS, Felipe. Leitura da paisagem: construção de uma horta escolar a partir do design permacultural. In: Columbia Global Centers et al (Org). Caderno Pedagógico das Hortas. Rio de Janeiro: Climate Hub Rio, 2024. Acesso em: https://globalcenters.columbia.edu/sites/default/files/content/Rio/Climate%20Hub%20Rio/Publications/Caderno%20Pedag%C3%B3gico%20das%20Hortas.pdf. Acesso em: 20 abr 2025.
BERTOLOTO, Juliana. Horta escolar como projeto pedagógico na educação geográfica. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Florianópolis, 2014. 82 p.
BEZERRA, Amelia. Tecendo caminhos e afirmando sentidos entre cidadania, espaço e geografia escolar. Revista Tamoios, ano 12, n. 2, p. 22-31, jul/dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.23532
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I Seminário Nacional Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. São Paulo: Papirus, 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 1998.
MOLLINSON, Bill; HOLMGREN, David. Permacultura Um: uma agricultura permanente nas comunidades em geral. Trad. Norberto de P. Lima. São Paulo: Editora Ground Ltda, 1983.
MOLLISON, Bill. Introdução à permacultura. Brasília: MA/SDR/PNFC, 1998.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Currículo de Geografia. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/10884554/4268546/GEOGRAFIA.pdf. Acesso em: 20 abr 2025.
RIVERA, José Armando. Los escenarios de la cotidianidad de la cotidianidad, la educación geográfica y la compleja realidad globalizada. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 5, n. 9, p. 04-28, jan./jun., 2015.
SANTOS, Letícia. A permacultura como dispositivo de ressignificação do espaço geográfico. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Florianópolis, 2015. 73 p.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2003. TRINDADE, Azoilda. Fragmentos de um Discurso sobre Afetividade. In: TRINDADE, Azoilda, et al (Org.). Saberes e Fazeres, vol.1: Modos de Ver. 1ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. p.101-113.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).