Agroecologia, Geografia e permacultura:
experiências na Horta Escolar Sidney Bueno
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1434Palabras clave:
Geografia Escolar, Sustentabilidade, Meio Ambiente, PaisagemResumen
El proyecto Horta Escolar Sidney Bueno realizado en la Escuela Municipal São Paulo, en Río de Janeiro, entre 2022 y 2023, tuvo como objetivo principal crear un huerto basado en los principios de la agroecología y la permacultura. Integrando conceptos de geografía escolar, como la lectura del paisaje, y contenidos curriculares relacionados con el medio ambiente y la sostenibilidad, el proyecto buscó desarrollar la comprensión de las interacciones entre espacio, sociedad y naturaleza. El enfoque holístico de la permacultura, especialmente la lectura del paisaje, fue fundamental para identificar las potencialidades y limitaciones del entorno escolar y planificar soluciones sostenibles. La participación de los estudiantes en la observación e interacción con los elementos del paisaje promovió la alfabetización cartográfica y estimuló la autonomía. Además, el proyecto destacó la importancia de la permacultura como una filosofía de cultura permanente, enfatizando el cuidado de la Tierra, de las personas y del futuro, en respuesta a los desafíos del cambio climático. Así, la educación ambiental basada en la permacultura y la agroecología proporcionó un enfoque integral y socialmente relevante para los alumnos.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Luyanne; BARROS, Felipe. Leitura da paisagem: construção de uma horta escolar a partir do design permacultural. In: Columbia Global Centers et al (Org). Caderno Pedagógico das Hortas. Rio de Janeiro: Climate Hub Rio, 2024. Acesso em: https://globalcenters.columbia.edu/sites/default/files/content/Rio/Climate%20Hub%20Rio/Publications/Caderno%20Pedag%C3%B3gico%20das%20Hortas.pdf. Acesso em: 20 abr 2025.
BERTOLOTO, Juliana. Horta escolar como projeto pedagógico na educação geográfica. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Florianópolis, 2014. 82 p.
BEZERRA, Amelia. Tecendo caminhos e afirmando sentidos entre cidadania, espaço e geografia escolar. Revista Tamoios, ano 12, n. 2, p. 22-31, jul/dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.23532
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I Seminário Nacional Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. São Paulo: Papirus, 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 1998.
MOLLINSON, Bill; HOLMGREN, David. Permacultura Um: uma agricultura permanente nas comunidades em geral. Trad. Norberto de P. Lima. São Paulo: Editora Ground Ltda, 1983.
MOLLISON, Bill. Introdução à permacultura. Brasília: MA/SDR/PNFC, 1998.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Currículo de Geografia. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/10884554/4268546/GEOGRAFIA.pdf. Acesso em: 20 abr 2025.
RIVERA, José Armando. Los escenarios de la cotidianidad de la cotidianidad, la educación geográfica y la compleja realidad globalizada. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 5, n. 9, p. 04-28, jan./jun., 2015.
SANTOS, Letícia. A permacultura como dispositivo de ressignificação do espaço geográfico. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Florianópolis, 2015. 73 p.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2003. TRINDADE, Azoilda. Fragmentos de um Discurso sobre Afetividade. In: TRINDADE, Azoilda, et al (Org.). Saberes e Fazeres, vol.1: Modos de Ver. 1ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. p.101-113.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).