Agroecologia, Geografia e permacultura:

experiências na Horta Escolar Sidney Bueno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1434

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Sustentabilidade, Meio Ambiente, Paisagem

Resumo

O projeto Horta Escolar Sidney Bueno, realizado na Escola Municipal São Paulo, no Rio de Janeiro, entre 2022 e 2023, teve como objetivo principal criar uma horta com base nos princípios da agroecologia e permacultura. Integrando conceitos de geografia escolar, como a leitura da paisagem, e conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, o projeto buscou desenvolver a compreensão das interações entre espaço, sociedade e natureza. A abordagem holística da permacultura, especialmente a leitura da paisagem, foi fundamental para identificar as potencialidades e limitações do ambiente escolar e planejar soluções sustentáveis. A participação dos estudantes na observação e interação com os elementos da paisagem promoveu a alfabetização cartográfica e estimulou a autonomia. Além disso, o projeto destacou a importância da permacultura como uma filosofia de cultura permanente, enfatizando o cuidado com a Terra, com as pessoas e com o futuro, em resposta aos desafios das mudanças climáticas. Assim, a educação ambiental baseada na permacultura e na agroecologia proporcionou uma abordagem integral e socialmente relevante para os alunos.

Palavras-chave

Geografia Escolar; Sustentabilidade; Meio Ambiente; Paisagem.

 

Agroecology, Geography and permaculture: experiences in the School Garden Sidney Bueno

Abstract

The project Horta Escolar Sidney Bueno carried out at Municipal School São Paulo, in Rio de Janeiro, between 2022 and 2023, aimed to create a garden based on the principles of agroecology and permaculture. Integrating concepts from school geography, such as landscape reading, and curriculum content related to the environment and sustainability, the project sought to develop an understanding of the interactions between space, society, and nature. The holistic approach of permaculture, especially landscape reading, was essential for identifying the potentials and limitations of the school environment and planning sustainable solutions. Student involvement in observing and interacting with landscape elements promoted cartographic literacy and stimulated autonomy. Additionally, the project emphasized the importance of permaculture as a philosophy of permanent culture, emphasizing care for the Earth, for people, and for the future, in response to the challenges of climate change. Thus, environmental education based on permaculture and agroecology provided a comprehensive and socially relevant approach for students.

Keywords

School Geography; Sustainability; Environment; Landscape.

 

Agroecología, Geografía y permacultura: experiencias en el Huerto Escolar Sidney Bueno

Resumen

El proyecto Horta Escolar Sidney Bueno realizado en la Escuela Municipal São Paulo, en Río de Janeiro, entre 2022 y 2023, tuvo como objetivo principal crear un huerto basado en los principios de la agroecología y la permacultura. Integrando conceptos de geografía escolar, como la lectura del paisaje, y contenidos curriculares relacionados con el medio ambiente y la sostenibilidad, el proyecto buscó desarrollar la comprensión de las interacciones entre espacio, sociedad y naturaleza. El enfoque holístico de la permacultura, especialmente la lectura del paisaje, fue fundamental para identificar las potencialidades y limitaciones del entorno escolar y planificar soluciones sostenibles. La participación de los estudiantes en la observación e interacción con los elementos del paisaje promovió la alfabetización cartográfica y estimuló la autonomía. Además, el proyecto destacó la importancia de la permacultura como una filosofía de cultura permanente, enfatizando el cuidado de la Tierra, de las personas y del futuro, en respuesta a los desafíos del cambio climático. Así, la educación ambiental basada en la permacultura y la agroecología proporcionó un enfoque integral y socialmente relevante para los alumnos.

Palabras clave

Geografía Escolar; Sostenibilidad; Medio Ambiente; Paisaje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Luyanne; BARROS, Felipe. Leitura da paisagem: construção de uma horta escolar a partir do design permacultural. In: Columbia Global Centers et al (Org). Caderno Pedagógico das Hortas. Rio de Janeiro: Climate Hub Rio, 2024. Acesso em: https://globalcenters.columbia.edu/sites/default/files/content/Rio/Climate%20Hub%20Rio/Publications/Caderno%20Pedag%C3%B3gico%20das%20Hortas.pdf. Acesso em: 20 abr 2025.

BERTOLOTO, Juliana. Horta escolar como projeto pedagógico na educação geográfica. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Florianópolis, 2014. 82 p.

BEZERRA, Amelia. Tecendo caminhos e afirmando sentidos entre cidadania, espaço e geografia escolar. Revista Tamoios, ano 12, n. 2, p. 22-31, jul/dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.23532

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I Seminário Nacional Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. São Paulo: Papirus, 2012.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 1998.

MOLLINSON, Bill; HOLMGREN, David. Permacultura Um: uma agricultura permanente nas comunidades em geral. Trad. Norberto de P. Lima. São Paulo: Editora Ground Ltda, 1983.

MOLLISON, Bill. Introdução à permacultura. Brasília: MA/SDR/PNFC, 1998.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Currículo de Geografia. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/10884554/4268546/GEOGRAFIA.pdf. Acesso em: 20 abr 2025.

RIVERA, José Armando. Los escenarios de la cotidianidad de la cotidianidad, la educación geográfica y la compleja realidad globalizada. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 5, n. 9, p. 04-28, jan./jun., 2015.

SANTOS, Letícia. A permacultura como dispositivo de ressignificação do espaço geográfico. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Florianópolis, 2015. 73 p.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2003. TRINDADE, Azoilda. Fragmentos de um Discurso sobre Afetividade. In: TRINDADE, Azoilda, et al (Org.). Saberes e Fazeres, vol.1: Modos de Ver. 1ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. p.101-113.

Publicado

2025-05-15

Como Citar

Azevedo, L. C. L. de. (2025). Agroecologia, Geografia e permacultura: : experiências na Horta Escolar Sidney Bueno. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–23. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1434