A PESQUISA E A UNIVERSIDADE NO BRASIL: organização e institucionalização dos grupos de pesquisa em Geografia
Palavras-chave:
Grupo de pesquisa, Socialização do conhecimento, Reestruturação produtiva, NeoliberalismoResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre uma temática ainda pouco tratada e discutida. A formação de grupos de pesquisa é uma “nova” forma de organização do trabalho acadêmico e científico que recentemente foi institucionalizado pelos principais centros de Ensino Superior, pesquisas e agências de fomento no Brasil. Os grupos de pesquisa em Geografia foram tratados, sobretudo, diante de dois aspectos: como espaços importantes de socialização do conhecimento que vem crescendo progressivamente e que subsidiam a formação do futuro docente e fomentam a postura crítica e reflexiva, com destaque ao trabalho coletivo no estudo de temas em comum; e como parte do processo de reestruturação produtiva, iniciado na década de 1990, período que o Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil (DGPB) oficializou os grupos junto ao CNPq. Ao analisar o papel da pós-graduação na pesquisa e a sua relação com a formação dos grupos de pesquisa, demonstramos que além da expressividade alcançada com o aumento dos grupos em todas as regiões do país, esta forma de organização também trouxe rebatimentos para os campos da educação e pesquisa, segmentos que incorporaram as redefinições do mundo do trabalho e se reajustaram as políticas neoliberais.
Palavras-chave
Grupo de pesquisa, Socialização do conhecimento, Reestruturação produtiva, Neoliberalismo.
RESEARCH AND UNIVERSITY IN BRAZIL: organization and institutionalization of research groups in Geography
Abstract
This paper presents reflections on the still poorly treated and discussed theme. The formation of research groups is a "new" form of organization of academic and scientific work that has recently been institutionalized by the major institutions of higher education, research and development agencies in Brazil. The research groups in Geography were treated mainly on two aspects: as important spaces for socialization of knowledge that has been growing steadily and that subsidize the training of future teachers, foster critical and reflective stance, highlighting the collective work in the study of common themes; and as important socialization spaces of knowledge that has been growing steadily, and as part of the restructuring process initiated in the 1990s, a period that the Groups Directory Research of Brazil (DGPB) formalizes the groups with CNPq. By analyzing the role of postgraduate research and its relation to the formation of research groups have demonstrated that besides the expressiveness achieved with the increase of the groups in all regions of the country, this form of organization also brought repercussions to the fields of education and research segments that incorporated resets the world of work and readjusted neoliberal policies.
Keywords
Research group, Socialization of knowledge, Production restructuring, Neoliberalism.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).