O ENSINO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DO ENEM: reflexões sobre a Geografia ensinada nas escolas

Autores

  • Lucilene Ferreira de Almeida

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Exame Nacional do Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o ensino escolar de Geografia e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que passa a ser a forma de acesso para muitas das universidades públicas do país. Nesse sentido, o objetivo é discutir como a Geografia ensinada nas escolas acompanha as mudanças ocorridas a partir deste exame. Tais reflexões são baseadas em pesquisa bibliográfica e pesquisas realizadas sobre o ensino escolar na cidade de Rio Branco (AC). O que identificamos é que ainda há um descompasso entre o que é e como é ensinada a Geografia nas escolas e a metodologia de avaliações externas como o ENEM.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de Geografia, Exame Nacional de Ensino Médio. 


ENSEÑANZA ESCOLAR Y ENEM EVALUACIÓN: reflexiones sobre la Geografía enseña en las escuelas

RESUMEN

Este artículo presenta algunas reflexiones sobre la educación escolar de Geografía y el Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria (ENEM), que pasa a ser la forma de acceso a muchas de las universidades públicas en el país. En este sentido, el objetivo es discutir cómo la geografía se enseña en las escuelas sigue los cambios de este examen. Estas reflexiones se basan en la literatura y la investigación sobre la educación escolar en la ciudad de Río Branco (AC). Lo que hemos identificado es que todavía hay una brecha entre lo que es y cómo se enseña geografía en las escuelas y la metodología de las evaluaciones externas, como ENEM.

PALAVRAS CLAVE

Geografía Educación, Examen Nacional de Enseñanza Secundaria. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Ferreira de Almeida

Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Acre. Curso: Geografia. Mestre em Geografia e doutoranda em Educação

Downloads

Publicado

12/01/2016

Como Citar

Almeida, L. F. de. (2016). O ENSINO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DO ENEM: reflexões sobre a Geografia ensinada nas escolas. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 5(10), 76–87. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/254

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.