A POLÍTICA EDUCACIONAL DIRIGIDA À EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL: estudo de caso na Mesorregião Oeste do Paraná
Palavras-chave:
Política educacional, Educação rural, Grande propriedade, Pequena propriedade.Resumo
A crise da escola rural é um fato concreto, manifestado em praticamente todas as regiões brasileiras em virtude do processo continuo de fechamento dos estabelecimentos escolares localizados no espaço rural. Vários autores como Mennucci (2006), Werebe (1970), Maia (1982), destacaram o descaso das políticas educacionais em relação às zonas rurais. Todavia, um dos objetivos da presente pesquisa é demonstrar que historicamente foram se constituindo duas políticas para a educação rural: uma destinada à grande propriedade e outra para a pequena propriedade agrícola. Para aprofundarmos a análise teórica e corroborar com a hipótese formulada, realizamos uma investigação empírica tendo como recorte espacial a mesorregião Oeste do Paraná.
PALAVRAS-CHAVE
Política educacional, Educação rural, Grande propriedade, Pequena propriedade.
THE EDUCATIONAL POLICY GO TO RURAL EDUCATION IN BRAZIL: case Study in West of Paraná mesoregion
ABSTRACT
The rural school crisis is a concrete fact, manifested in almost all Brazilian regions because of the continuous process of closing of schools located in rural areas. Several authors as Mennucci (2006), Werebe (1970), Maia (1982), highlighted the neglect of educational policies in relation to rural areas. However, one of the objectives of this research is to demonstrate that historically were formed two policies for rural education: one for the large property and one for the small farm. To deepen the theoretical analysis and to corroborate the proposed hypothesis, we conducted an empirical investigation having how spatial area the mesoregion of the Western Paraná.
KEYWORDS
Educational policy, Rural education, Large property, Small farm.
ISSN: 2236-3904
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