A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: a leitura integrada da paisagem para a construção de conceitos dos conteúdos relevo-solo-rocha

Autores

  • Adriana Olivia Alves UFG
  • Malu Ítala Araújo Souza UFG

Palavras-chave:

Geografia, Anos Iniciais, Paisagem, Conceitos.

Resumo

A leitura de mundo antecede a leitura da palavra, é neste contexto que a Geografia dos Anos Iniciais caracteriza-se como disciplina escolar, possibilitando a alfabetização geográfica por meio da leitura de mundo. Sendo assim, o artigo em apreço visa analisar a importância da Geografia nos Anos Iniciais, tendo como categoria mediadora a paisagem para o entendimento dos elementos físicos relevo-solo-rocha de forma integrada. A disciplina de Geografia nos Anos Iniciais desempenha um papel importante na formação e organização do pensamento/ aprendizagem, pois possibilita o confronto entre os conceitos cotidianos e científicos, permitindo que os escolares se vejam e participem do mundo. Para isso, escolhemos a categoria paisagem para a leitura integrada dos elementos físicos relevo-solo-rocha, para a formulação dos sistemas conceituais destes conteúdos. Para tanto, utilizamos de referência que dialogam para o entendimento deste processo, Vygotsky (2014), Cavalcanti (2014), Lopes (2009), Morais (2010), Suertegaray (2000), entre outros, no qual comungam ao discutir o ensino de Geografia pautado na leitura de mundo por meio das relações inerentes ao espaço. 

PALAVRAS-CHAVE

Geografia, Anos Iniciais, Paisagem, Conceitos. 


GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS: integrated reading landscape concepts for the construction of the contents relief-solo-rock

ABSTRACT

The world of reading precedes reading the word, it is in this context that the Early Years Geography is characterized as school discipline, enabling geographic literacy through the world of reading. Thus, the article in question aims to analyze the importance of Geography in the Early Years, with the category mediating the landscape to understand the physical elements relief-soil-rock in an integrated manner. The discipline of Geography in the Early Years plays an important role in the formation and organization of thought / learning because it enables the confrontation between everyday and scientific concepts, allowing students to view and participate in the world. To do this, choose the category landscape for integrated reading of the physical elements relief-soil-rock, to the formulation of conceptual systems such content. Therefore, we use reference that dialogue for understanding this process, Vygotsky (2014), Cavalcanti (2014), Lopes (2009), Mitchell (2010), Suertegaray (2000), among others, in which they share when discussing teaching guided geography in the world of reading through the relationships inherent in space.

KEYWORDS

Geography, Early Years, Landscape Concepts. 

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12/01/2016

Como Citar

Alves, A. O., & Souza, M. Ítala A. (2016). A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: a leitura integrada da paisagem para a construção de conceitos dos conteúdos relevo-solo-rocha. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 5(10), 277–299. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/329

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.