PIBID E AS NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO: metodologia de ensino na área de Geografia Física da Paraíba
Palavras-chave:
Práticas de Ensino, Metodologia, Geografia Física da Paraíba.Resumo
Este trabalho objetiva apresentar uma metodologia de ensino desenvolvida no PIBID na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, localizada na cidade de João Pessoa-PB. Consideramos que novas práticas de ensino são necessárias, no entanto, a maioria das escolas públicas não possuem infraestrutura para dar suporte às inovações no ensino público. Dessa maneira, na experiência vivenciada, procuramos trabalhar com novos recursos didáticos nas aulas sobre a geografia física da Paraíba, e ainda aproximar os alunos da rede pública de ensino a Universidade, levando-os a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para conhecer a maquete da Paraíba que se encontra no Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba (LOGEPA).
Palavras-chave
Metodologia de ensino, Experiência, Geografia Física da Paraíba.
PIBID AND THE NEW PRACTICE OF TEACHING: methodology of teaching in the area of Physical Geography of Paraíba
Abstract
This work aims to present a teaching methodology developed in PIBID at the State School of Primary and Secondary Education Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, located in the city of João Pessoa-PB. We consider that new teaching practices are necessary, however, most public schools do not have the infrastructure to support innovations in public education. In this way, in our experience, we try to work with new didactic resources in the classes on the physical geography of Paraíba, and also bring the students from the public school system to the University, taking them to the Federal University of Paraíba (UFPB) in the Laboratory and Geography Workshop of Paraíba (LOGEPA).
Keywords
Teaching methodology, Experience, Physical Geography of Paraíba.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).