SITUAÇÃO DIDÁTICA: a linguagem cartográfica no ensino de Geografia - possibilidades para a construção de aulas

Autores

  • Waldiney Gomes Aguiar Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Mapa.

Resumo

O trabalho que ora apresentamos, faz parte de uma pesquisa desenvolvida com professores da Educação Básica – Nível I de uma Rede Municipal de Educação no Estado do Paraná. Participaram treze professores em oficinas pedagógicas que ocorreram durante dois anos seguidos. As oficinas desenvolvidas com os professores que as denominamos de situações didáticas – termo utilizado por Guy Brousseau, e aborda o ensino como um processo onde professores e alunos constroem conhecimentos a partir de um problema a ser resolvido sem que os objetivos do ensino sejam apresentados aos alunos para que eles pensem sobre o que lhe são postos a aprenderem nas aulas. Neste caso, utilizamos a cartografia como linguagem para aprender os conteúdos curriculares da geografia escolar e também, ao mesmo tempo aprender o mapa, ou seja, a legenda, os símbolos, noção de espaço, profundidade, lateralidade, proporcionalidade e a função social do mapa para as crianças no seu cotidiano. Para isso, a construção de uma maquete foi o recurso para ensinar o mapa e os conteúdos geográficos.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino. Geografia. Mapa. 


DIDACTIC SITUATION: the cartographic language in Geography education - possibilities for the construction of classrooms

ABSTRACT

The work we present is a part of a research, developed with teachers of a level I elementary school, in the State of Paraná. During the period of two years, educational workshops took place with the participation of thirteen teachers. The workshops elaborated by the teachers were called didactic situations, same term utilized by Guy Brousseau. It approaches teaching as a process in which teachers and students build knowledge from a problem to be solved without knowing the final objective of the lesson. This stimulates the students to think about the problem that is presented and allow them to learn at the classroom. In this case, we used cartography to learn the curricular contents of elementary geography and, at the same time, what are the elements in a map, information, symbols, proportions, notions of space and the social function of a map for children in their day-to-day lives. To achieve that, it was decided to build a model to teach about the map and its geographic contents.

KEYWORDS

Teaching. Geography. Map. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldiney Gomes Aguiar, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Professor de Didática da Geografia e Geografia Escolar. Possui doutorado em Geografia humana pela Universidade Estadual de São Paulo - USP com tese em Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

14/08/2017

Como Citar

Aguiar, W. G. (2017). SITUAÇÃO DIDÁTICA: a linguagem cartográfica no ensino de Geografia - possibilidades para a construção de aulas. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 7(13), 301–319. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/367

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.