AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICITS DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores

  • Lilian De Sá Leite Mestranda em geografia pela Universidade estadual do Ceará, professora de geografia lotada na Seduc - Ce.
  • Adriana de Sá Leite de Brito Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA pela Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

Aprendizagem, Escola, TDAH, Geografia

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de contribuir para o processo de aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficits de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Geografia e de auxiliar professores, com sugestões metodológicas que favoreçam a concentração desses alunos e o entendimento dos principais conceitos geográficos. Para isso, analisamos o conceito de aprendizagem, a importância da escola enquanto instituição formal de ensino-aprendizagem e as possibilidades de melhorar o conhecimento em Geografia dos alunos com TDAH, no Município de Maracanaú (CE), através da colaboração de professores da área e da minha observância diária como professora do município em questão. Os resultados desta pesquisa se limitaram ao detalhamento dessas questões e de algumas sugestões metodológicas, abrindo caminhos para novas pesquisas e contribuindo para a valorização da aprendizagem de Geografia enquanto disciplina fundamental para o desenvolvimento crítico e social dos educandos.

PALAVRAS-CHAVE

Aprendizagem. Escola. TDAH. Geografia.


THE GEOGRAPHY LEARNING POSSIBILITIES FOR STUDENTS WITH DISTRIBUTION OF ATTENTION AND HYPERTABILITY (ADHD) DEFICITS

ABSTRACT

This study aims to contribute to the learning process of students with Attention-deficit/ hyperactivity disorder (ADHD) in Geography classes, and to assist teachers with methodological suggestions that favor the concentration of these students and the understanding of the main geographical concepts. To that end, we analyzed the concept of learning, the importance of the school as a formal teaching-learning institution and the possibilities of learning Geography in students with ADHD in the city of Maracanaú (CE, Brazil), through the collaboration of teachers of Geography and of my daily observance as teacher of the municipality in question. The results of this research were limited to the detailing of these questions and some methodological suggestions, opening the way for new researches and contributing to the appreciation of Geography learning as a fundamental discipline for the critical and social development of students.

KEYWORDS

Learning. School. ADHD. Geography.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Biografia do Autor

Lilian De Sá Leite, Mestranda em geografia pela Universidade estadual do Ceará, professora de geografia lotada na Seduc - Ce.

Atualmente é professora de geografia da rede estadual de ensino do Ceará. Atua como tutora á distância no Ifce/Etec e na UAB. Trabalhou durante dois anos na rede municipal de ensino de Maracanaú. Foi professora de geografia de estabelecimentos particulares e participou de projetos voltados para área educacional.É Mestranda em geografia (UECE), pós graduada em psicopedagogia (UCDB) e é graduada em geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Tem Experiência na área de Geociências, tendo sido bolsista de Iniciação Ciêntifica da Funcap e do CNPQ nos anos de 2008/2009 pela Universidade Estadual do Ceará.

Adriana de Sá Leite de Brito, Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA pela Universidade Federal do Ceará.

Atualmente cursa mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema, na Universidade Federal do Ceará. Bacharela em Design - Moda pela Universidade Federal do Ceará. Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE e cursando especialização em Educação à distância : Fundamentos e Ferramentas pela UAB- UECE.

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Publicado

30/07/2018

Como Citar

Leite, L. D. S., & de Brito, A. de S. L. (2018). AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICITS DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(15), 198–215. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/476

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