A UTILIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DO TURISMO
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.608Palavras-chave:
Território, Região, Turismo, Ensino.Resumo
A Geografia é a ciência que mais se dedica a compreender as relações entre a sociedade e a natureza e o turismo torna-se uma das ferramentas mais importantes para entender essa relação.Desta forma, o presente artigo tem como objetivo mostrar por meio do turismo os principais conceitos geográficos, bem como, propor que o turismo tenha uma real importância dentro do ambiente escolar. Metodologicamente esta pesquisa foi realizada por meio de consultas bibliográficas como Coriolano e Silva (2004), Bertrand (1981), Souza e Passos (2007), Santos (1988, 1986, 2005, 2008, 2012, 2014), Torres e Kozel (2010), Gomes (1995), Carlos (1996, 2008) dentre outros, a fim de embasar a discussão. Sendo assim, concluiu-se que o Turismo pode ser considerado uma grande ferramenta para o ensino de conceitos geográficos pelo professor, pois em todo lugar do Brasil ou do mundo é possível encontrar um espaço, paisagem, região, território ou um lugar turístico. Muitas vezes a compreensão desses conceitos pelos discentes se torna algo um pouco confuso por causa das semelhanças entre os conceitos, o uso do turismo no ensino desses conceitos faz com que os alunos saibam diferenciar cada um deles e entenda seu significado e importância.
PALAVRAS-CHAVE
Conceitos Geográfico, Região, Turismo, Ensino.
THE USE OF MAIN GEOGRAPHICAL CONCEPTS AND THEIR APPLICABILITY IN TOURISM TEACHING
ABSTRACT
Geography is the science that is most dedicated to understanding the relations between society and nature and tourism becomes one of the most important tools to understand this relationship. In this way, this article aims to show through tourism the main geographic concepts, as well as, to propose that tourism has a real importance within the school environment. Methodologically, this research was carried out through bibliographic queries such as Coriolano and Silva (2004), Bertrand (1981), Souza and Passos (2007), Santos (1988, 1986, 2005, 2008, 2012, 2014), Torres and Kozel (2010), Gomes (1995), Carlos (1996, 2008) and others, in order to support the discussion. Thus, it was concluded that Tourism can be considered a great tool for the teaching of geographical concepts by the teacher, because everywhere in Brazil or the world it is possible to find a space, landscape, region, territory or a tourist place. Often the understanding of these concepts by the students becomes somewhat confused because of the similarities between the concepts, the use of tourism in teaching these concepts makes the students know to differentiate each one of them and understand its meaning and importance.
KEYWORDS
Concepts Geography, Region, Tourism, Teaching.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).